Dentistas paralisam atividades em todo país nesta quinta-feira
Dentistas que atendem por planos odontológicos farão, em todo o país, uma paralisação nesta quinta-feira (25) quando se comemora o Dia do Cirurgião-Dentista. A paralisação nacional é um protesto contra os valores pagos pelas operadoras de planos odontológicos, a relação conflituosa entre as empresas e os profissionais da categoria e a falta de valorização do cirurgião-dentista, o que repercute de maneira negativa na qualidade do atendimento à população.
O movimento tem o apoio do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO/MT). Na opinião do presidente Dalter Favarete, o aumento dos lucros das grandes empresas que oferecem planos não reflete em um retorno justo e digno ao profissional da odontologia.
Em Mato Grosso o mercado de planos odontológicos é dominado por uma cooperativa que tem o próprio profissional cooperado como dono, o que reduz o impacto no que diz respeito ao número de cirurgiões-dentistas atingidos. A cooperativa também apoia o movimento nacional. “As empresas colocam nosso preço de mercado muito aquém do que consideramos justo. Estamos fazendo um trabalho junto aos cooperados para que não atendam ao concorrente, é um movimento contra os outros planos”, revela Christiane Tafuri, presidente da Uniodonto-MT, cooperativa que reúne cerca de 200 cirurgiões-dentistas de diversas especialidades. (Com ascom)
Comentários