Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 15:10

    Imprimir


Parte dos alunos da Fatec São Paulo (Faculdade de Tecnologia), em greve há três meses, está perto de ultrapassar o limite de faltas (25%) e perder o semestre.

A informação foi divulgada aos grevistas por meio de comunicado enviado pela faculdade, que estima em 2.000 o número de estudantes que não têm comparecido às aulas. No total, a unidade possui 5.698.

Os alunos que aderiram ao movimento desde o início têm até a próxima segunda-feira (14) para retornar e não perder o semestre, segundo a assessoria de imprensa da Fatec.

Já a comissão de estudantes entende que o prazo não está tão próximo. "Falta coletiva não pode ser considerada falta", afirma o aluno Marcelo Gonçalves da Cruz, 23, que integra a comissão.

Os estudantes têm uma reunião agendada na próxima segunda-feira com Fernando Dias Menezes de Almeida, secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo.

Cronologia

A greve dos estudantes começou em apoio à dos professores e funcionários, que durou mais de dois meses. Eles suspenderam a paralisação no começo de maio, para começar a negociar com o governo estadual.

Apesar do retorno dos docentes, os estudantes decidiram manter a greve. Eles reivindicam, entre outras coisas, eleições diretas e paritárias para a superintendência do Centro Paula Souza (que administra a faculdade) e a manutenção dos cursos na categoria de graduação de nível superior, além de fixar a verba para a autarquia em 2,1% do ICMS, para manutenção e melhorias na faculdade.

Outra reclamação de parte dos alunos é que o calendário de reposição ficou apertado. Os estudantes dos últimos semestres praticamente não aderiram ao movimento, já que estão perto de se formar; a maior participação acontece nas turmas mais novas.

Com medo de perder o semestre, alguns preferiram voltar às aulas. "Apesar de estar revoltado porque as reivindicações não foram atendidas, preferi começar a assistir a algumas aulas. Senão, perco este semestre e ainda posso prejudicar o próximo", afirma Carlos Henrique Mendes, 22, aluno de tecnologia mecânica.

Comunicado

No comunicado enviado aos alunos, a diretoria da Fatec diz que já atendeu a duas reivindicações: manutenção dos cursos como superiores de graduação e verbas para reequipamento da faculdade. Segundo a instituição, o governo liberou R$ 500 mil para a unidade.

O terceiro pedido que consta no texto, sobre o reajuste para os professores, a Fatec diz até o final deste mês haverá uma resposta.

Docentes

Os professores e funcionários ainda não tiveram uma resposta do governo estadual em relação ao reajuste pedido, de 72,22%.

A categoria entende que há demora na negociação. Na próxima quarta-feira (16), haverá assembléia, em que poderá ser decidido o retorno à greve.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381171/visualizar/