Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 11:50
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) distribuirão materiais didáticos específicos para alunos com deficiência visual, com a finalidade de fortalecer a inclusão escolar dos alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs).

Para tanto a Seduc, por meio da Superintendência de Ensino e Currículo, enviou a todas as Assessorias Pedagógicas um ofício circular solicitando o levantamento do número de alunos cegos matriculados no Ensino Fundamental das escolas públicas, em cada município do Estado.

Esta ação integra o Programa Nacional de Apoio à Educação dos Deficientes Visuais, que tem como propósito ajudar na melhoria do desempenho escolar desses alunos. No total, serão distribuídos 240 kits com materiais específicos, sendo 120 para alunos cegos e 120 para os de baixa visão. “Com isso, estaremos contribuindo para a escolarização desses alunos, dando a eles autonomia e independência na vida acadêmica”, frisa o líder de equipe de Educação Especial da Seduc, Marcino Benedito de Oliveira.

Os alunos cegos irão receber um kit contendo uma bengala dobrável; um reglete de mesa (régua metálica para escrita do Braille); um guia de assinatura; duas punções (estilete com ponta metálica, para a produção de pontos em relevo para a escrita do Braille); um soroban (aparelho para fazer cálculos matemáticos); uma ponteira de reposição para bengala; e um pacote com cem folhas de papel especial para o Braille.

Já os estudantes com baixa visão receberão kits que são formados por dois cadernos com pauta ampliada em negrito; três lápis especiais; duas canetas pretas com ponta porosa; um pincel atômico preto com ponta redonda grossa; duas borrachas especiais; uma caneta hidrográfica e uma lupa de apoio.

“Esses são os materiais básicos para que um aluno portador de deficiência visual possa freqüentar uma sala de aula. Eles são equivalentes ao lápis e ao caderno do estudante sem deficiência. Mesmo assim, ainda existem muitos alunos estudando sem o material”, revela. Para ele, isso se deve ao fato de o material ser caro, um kit custa em torno de R$ 175.

Os kits já estão disponíveis na Seduc, mas até agora apenas quatro municípios enviaram a relação com o nome dos alunos. Os dados podem ser enviados para o endereço: Rua B, s/n Cep: 78.055-971 Centro Político Administrativo – Cuiabá/MT. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (065) 613 6300.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381249/visualizar/