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Procon acompanha campanhas de concessionárias para troca de peças
As empresas Citroën, Firestone do Brasil, Renaut, Nissan, Genral Motors e Suzuki do Brasil continuam prestando informações sobre o andamento das campanhas de recalls em curso. Isso é o que demonstram os relatórios encaminhados pelas empresas à Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon-MT).
Dos veículos comercializados da Citroën, modelo C3, entre os meses de maio e dezembro do ano passado 79 estavam afetados. Até a data de 31 de maio deste ano 64 já foram trocados.
De acordo com o relatório da empresa fabricante de pneus Firestone do Brasil, dos 7.669 pneus comercializados 4.243 já foram atendidos – 79% de participação.
Já os veículos da Renault alcançaram a seguinte percentagem de troca: 60,16% para os modelos Scénic, 64,16% para o chamamento do modelo Frontier, e, 66,8% para os veículos das linhas Celta e Corsa Classic modelos 2004 da General Motors.“Essa atenção dada pelas empresas é uma determinação legal, para que seja feita não só a substituição gratuita da peça defeituosa, mas também o acompanhamento dessa troca pelo responsável”, explicou a superintendente do Procon, Vanessa Rosin.
Depois de lançada a campanha, cada empresa informa ao Ministério da Justiça, ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e aos Procon’s, a cada 60 dias,por meio de um relatório- contendo quadros demonstrativos da quantidade de consumidores efetivamente atingidos pelo chamamento- as trocas já efetuadas, as peças já substituídas efetuadas no país.“Alguns dos direitos básicos dos consumidores, são o direito à informação e o direito à segurança.
Assim, quando um produto ou serviço for considerado defeituoso, de acordo com a lei de consumo brasileira, uma vez que o fornecedor verifique essa condição após sua colocação no mercado, este deverá imediatamente apresentar todas as informações cabíveis acerca dos problemas identificados”, lembrou Vanessa Rosin.
Dos veículos comercializados da Citroën, modelo C3, entre os meses de maio e dezembro do ano passado 79 estavam afetados. Até a data de 31 de maio deste ano 64 já foram trocados.
De acordo com o relatório da empresa fabricante de pneus Firestone do Brasil, dos 7.669 pneus comercializados 4.243 já foram atendidos – 79% de participação.
Já os veículos da Renault alcançaram a seguinte percentagem de troca: 60,16% para os modelos Scénic, 64,16% para o chamamento do modelo Frontier, e, 66,8% para os veículos das linhas Celta e Corsa Classic modelos 2004 da General Motors.“Essa atenção dada pelas empresas é uma determinação legal, para que seja feita não só a substituição gratuita da peça defeituosa, mas também o acompanhamento dessa troca pelo responsável”, explicou a superintendente do Procon, Vanessa Rosin.
Depois de lançada a campanha, cada empresa informa ao Ministério da Justiça, ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e aos Procon’s, a cada 60 dias,por meio de um relatório- contendo quadros demonstrativos da quantidade de consumidores efetivamente atingidos pelo chamamento- as trocas já efetuadas, as peças já substituídas efetuadas no país.“Alguns dos direitos básicos dos consumidores, são o direito à informação e o direito à segurança.
Assim, quando um produto ou serviço for considerado defeituoso, de acordo com a lei de consumo brasileira, uma vez que o fornecedor verifique essa condição após sua colocação no mercado, este deverá imediatamente apresentar todas as informações cabíveis acerca dos problemas identificados”, lembrou Vanessa Rosin.
Fonte:
Secom-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381258/visualizar/
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