Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 10:52

    Imprimir


Nesta quinta-feira, feriado religioso, os cristãos católicos em todo o mundo celebram a festa do corpo e sangue de Jesus Cristo, com o feriado de Corpus Christi. O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece numa quinta-feira, em alusão à “Quinta-feira Santa”, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

De acordo com Frei Eliseu Aiolfi, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tangará da Serra, em quase todos os bairros haverá celebração. Na Igreja Santa Terezinha da Vila Alta, a celebração com procissão tem início às 08:00 horas a partir da Igreja. Na Igreja Matriz, a celebração acontece às 16:00 horas, com os fiéis se concentrando na Avenida Mato Grosso, próximo a Delegacia Municipal, e de lá seguirão em procissão sentido à Igreja Matriz.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo. “Esta é uma maneira de prestarmos uma homenagem ao santíssimo sacramento e mediante a ornamentação das ruas, através de enfeites, tapetes e outros materiais para melhor perigrinação da comunidade, como sinal da presença de Deus na Vida da Igreja e da própria comunidade”, explicou.

Segundo Eliseu Aiolfi, a Igreja celebra a solenidade de Corpus Christi pois compreende a profissão pública da fé na presença real e viva de Jesus Cristo na hóstia consagrada. Essa festa na história da igreja teve início desde 1200 proclamada pelo Papa Urbano IV, através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.




Fonte: Diario da Serra Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381268/visualizar/