Diretor admite problemas em obras do PAC e acionará empresa
No entanto, o dirigente do Sanear, promete engrossar o jogo e garante que se for o caso, vai acionar a Justiça para que a empresa cumpra o contrato até o fim e termine a obra. Ele ainda alega que o município tem até o dia 31 de dezembro do ano que vem para encerrar todo o processo sob o risco de perder os recursos federais liberados para o PAC I. As obras relacionadas por Jean começaram no inicio de 2008 e deveriam ter terminado, de acordo com o Sanear, em dezembro de 2010.
Segundo o diretor da autarquia, ainda restam 42% do total contratado para as obras de rede de água para ser executado pela construtora e restam mais 40% relativos à rede de esgoto também para ser feito pela empresa. A Ensercon, a outra vencedora da licitação do PAC I, ainda tem 4% da obra para executar.
O vereador Mohamed Zaher (PSD) inclusive defendeu que seja realizada uma auditoria em todos os contratos do Sanear para verificar a fundo o problema. A Câmara de Rondonópolis vai requerer a presença do responsável pela Constral/Locatelli para dar explicações sobre o assunto.
Denúncia
O ex-secretário do meio ambiente de Rondonópolis, Lindomar Alves (PV) na gestão Zé do Pátio (PMDB), já havia denunciado o problema durante a realização da audiência pública para debater a Lei da Pesca, promovida pela Assembleia Legislativa. Lindomar alertou que os recursos não foram investidos na totalidade para as obras do coletor tronco, elevatórias, e muito menos na Estação de Tratamento de Esgoto. Ele alega que foi feito muito pouco com relação à essas obras.
Lindomar garantiu que o grande avanço nestas obras foi apenas a construção do esgoto condominial, que segundo o ex-secretário seria a fase mais simples de todo o processo. O ex-secretário é o atual presidente do PV e foi candidato a vereador nas eleições de outubro, e ficou com uma das suplências da chapa formada pelo PSD, PV e DEM, que elegeu Milton Mutum (PSD) e Ibrahim Zaher (PSD)
Comentários