Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Junho de 2004 às 15:40

    Imprimir


Começa amanhã (08/06), no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá, o curso básico de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Amazônia. O curso conclui a I fase e dá início à II fase- de investimentos, do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur).

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur), o Proecotur prevê investimentos na infra-estrutura, monitoramento de atividades de desenvolvimento regional e setorial, regularização fundiária, capacitação e gestão de conservação ambiental.

Visando fomentar diretrizes para o ecoturismo, maximizar os benefícios econômicos, sociais e ambientais, criar empregos, renda e oportunidades de desenvolvimento econômico, garantindo o desenvolvimento sustentável da região amazônica, é que o Ministério do Meio Ambiente teve a iniciativa de desenvolver o Proecotur.

No curso que inicia amanhã e se estende até o próximo dia 12, funcionários de prefeituras dos dois pólos beneficiados pelo programa - Vale do Guaporé e Amazônia, que já trabalham com gestão integrada de resíduos sólidos, estarão se aperfeiçoando a fim de que seus municípios sejam enquadrados dentro da exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento para receber recursos para desenvolvimento do ecoturismo.

“O grande desafio para o desenvolvimento do Proecotur é a conscientização da sociedade em relação à conservação do meio ambiente, desafio este que estamos cumprindo”, revela Samuel Lemes, Superintendente de Planejamento da Sedtur e coordenador do Proecotur.

Dentre os itens a serem abordados no curso estão: planejamento; a importância da agenda XXI local; a questão dos assentamentos humanos/saneamento no Brasil e região Amazônica; saneamento integrado; elaboração de roteiro de abordagens do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pgirs-); identificação de potencialidades, problemas e possíveis soluções; levantamento de necessidades para o desenvolvimento da 3ª etapa; plano de trabalho e cronograma. “Todo o trabalho para que se crie as condições favoráveis à implantação do Proecotur está sendo feito pela Secretaria e demais instituições envolvidas, principalmente no que tange à conscientização da sociedade em torno da preservação do meio ambiente”, informa Yêda Marli de Oliveira Assis, Secretária de Desenvolvimento do Turismo de MT.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381441/visualizar/