Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Domingo - 06 de Junho de 2004 às 11:05

    Imprimir


O vírus Korgo começou a se espalhar no dia 22 de maio e, apesar de não ter se propagado rapidamente, empresas de segurança estão preocupadas porque o vírus se mostrou efetivo no roubo de informações confidenciais.

Especialistas sugerem que as pessoas que tiveram seus computadores infectados pelo Korgo troquem suas senhas e seus cartões de crédito se tiverem feito compras online recentemente.

O Korgo aproveita as mesmas falhas do Windows que o Sasser, que infectou mais de 1 milhão de micros em todo o mundo no mês de maio.

Perda

Como o Sasser, o Korgo pode ser transmitido sozinho, sem intervenção humana. Os computadores podem ser infectados apenas se conectando à internet.

O vírus abre uma brecha nos computadores infectados que permite que seus criadores instalem um programa que é ativado todas as vezes que o internauta preenche formulários em sites na internet.

O programa rouba senhas e informações de cartão de crédito e envia os dados ao criador do vírus. Acredita-se que os criadores do Korgo sejam membros de um grupo chamado Hangup Team.

Em sua página na internet, a empresa de segurança F-Secure faz um alerta às pessoas cujos micros foram infectados pelo Korgo.

"Mude suas senhas e cancele seus cartões de crédito. Principalmente aqueles que você usou nas últimas semanas. Esse é um vírus eficiente", disse o gerente de produtos da F-Secure, Mikael Albrecht.

"Há um perigo real de que suas informações bancárias caiam em mãos erradas", disse ele.

Segurança

A Symantec, uma firma que desenvolve programas antivírus, também alertou seus usuários sobre o Korgo depois que o número de vítimas aumentou e novas versões começaram a aparecer.

No total, sete versões do Korgo já foram descobertas.

Mas a Symantec também disse que o vírus é uma ameaça de baixo risco.

O Korgo apareceu em maio, um mês em que diversos tipos de vírus foram descobertos.

A Sophos, que também desenvolve programas antivírus, disse que descobriu 959 novos vírus em maio, o maior número desde dezembro de 2001.

Segundo estimativas da Sophos, devem existir 90 mil vírus em circulação.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381546/visualizar/