Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 05 de Junho de 2004 às 16:08

    Imprimir


Goiás - A preocupação com o consumo desenfreado, que marca especialmente os países ricos, sensibilizou o juri do 6.° Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que terminou hoje, na cidade de Goiás, distante 128 km de Goiânia. Este é o tema do filme Surplus, dirigido pelo sueco Erik Gandini, escolhido como a melhor obra do festival. Além de um troféu, o cineasta, que não estava presente, vai receber um prêmio de R$ 50 mil. "O tema está ausente na grande mídia, apesar de sua fundamental importância", justificou o jornalista André Trigueiro que, como representante do juri, recebeu o prêmio em nome do cineasta. No ritmo acelerado de um videoclipe, em que promove brincadeiras com imagens de políticos famosos como George W. Bush e Fidel Castro, Surplus mostra como 1/5 da população mundial consome 4/5 dos recursos naturais do planeta e produz 86% de todo o desperdício. O filme foi também escolhido como o melhor na votação da imprensa.

O melhor longa-metragem escolhido foi Life Running out of Control, da Alemanha, dirigido por Bertram Verhaag e Gabriele Kröber, sobre o perigo que pode representar a tecnologia genética. "Trata-se de uma área de extrema importância para o futuro da humanidade, mas é necessário cuidar para que as grandes empresas não dominem toda a tecnologia em seu benefício", comentou Gabriele.

Já o trabalho escravo a que são submetidos os brasileiros na Guiana Francesa garantiu a La Loi de la Jungle, de Philippe Lafaix, o prêmio de melhor média-metragem do festival. Figura que se tornou popular na cidade por conta de sua descontração, Lafaix sentiu-se duplamente premiado. "No meu país, não tenho espaço para divulgar esse trabalho, pois a França prefere se calar ao que acontece em seu departamento. Daí a importância do retorno que recebi aqui", agradeceu.

100% Cotton - Made in India, de Inge Altemeier, foi escolhido como melhor curta-metragem do Fica pela competência com que aborda a problemática dos agrotóxicos nas culturas de algodão na Índia. E, apesar de premiado com o Oscar de melhor curta-metragem deste ano, Chernobyl Heart, de Maryann DeLeo, não recebeu nenhuma premiação.




Fonte: Ubiratam Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381569/visualizar/