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Cerca de 3 mil alunos participam da 1ª Olimpíada da Matemática
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Faculdade de Ciências Exatas (Faciex) promove neste sábado (05.06) a I Olimpíada da Matemática. O projeto - desenvolvido pelos departamentos de Matemática dos campi de Cáceres, Barra do Bugres e Sinop - envolverá, na primeira fase, alunos do ensino fundamental da rede pública e particular, desses municípios e de Tangará da Serra.
Segundo a coordenadora geral do projeto, Maria Zoraide Martins, a olimpíada mobilizará em Cáceres, 1,1 estudantes de 19 escolas municipais, estaduais e particulares, incluindo os alunos da Escola de Aplicação e Valorização Humana “Lazara Falqueiro de Aquino”.
Em Barra do Bugres e Tangará da Serra cerca de 1,3 alunos de 17 escolas estão inscritos e em Sinop participam estudantes de nove escolas da rede púbica e privada. Essas unidades escolares elegeram para organização das atividades um professor que estará em constante comunicação com a coordenação do projeto em cada campus.
O propósito da olimpíada é promover a Matemática e dotá-la de um conteúdo lúdico que, segundo Zoraide, lamentavelmente desapareceu das escolas, sendo substituído muitas vezes pelos exercícios repetitivos.
“Esperamos fazer uma coletânea de problemas que ficará à disposição dos professores de matemática da região, como uma das conseqüências do evento”, afirma a coordenadora, indicando que todos os alunos do ensino fundamental, de quinta a oitava série, poderão participar da primeira fase das olimpíadas.
As outras etapas ocorrerão nos dias 18 de setembro e 13 de novembro envolvendo os alunos que se sobressaírem nas atividades, sendo ofertadas premiações para os melhores colocados.
Para o Diretor da Faciex, Miguel Tadayuki Koga, projetos como este garantem a aproximação entre Universidade e comunidade, tendo como base a socialização dos saberes desenvolvidos na academia, somando-se ao conjunto de ações que indicam o comprometimento social da Instituição.
Segundo ele, o primeiro passo foi trazer o professor da rede de ensino para a Universidade, organizando para atendê-los, uma assessoria composta por docentes da Instituição. “Uma lista de atividades foi distribuídas para que esses professores trabalhassem com seus alunos e nós estruturamos uma assessoria em cada campus para atendê-los”, afirma Koga indicando que as olimpíadas é um projeto anual e contínuo. “Enquanto tiver alunos e professores interessados, nós vamos elaborar olimpíadas, na perspectiva de melhor a qualidade de ensino da Matemática” afirma.
A integração com a comunidade se consolidará em outros momentos do evento, a exemplo da última etapa, ocasião em que os alunos irão até as dependências de cada campus, tendo por último, um evento de premiação aberto a toda sociedade.
As Olimpíadas da Matemática consiste em um projeto de extensão contemplado no ultimo edital lançado pela Unemat de apoio a propostas extensionistas e culturais. A idéia, segundo o diretor da Faciex, está sendo apresentada também como projeto de pesquisa no intuito de se fazer um estudo para analisar se as olimpíadas terão um impacto ou influência no processo ensino-aprendizagem junto ao público envolvido.
ORIGEM - As competições matemáticas tiveram origem na Hungria em 1894, ganhando o formato atual do concurso em 1938, em evento organizado por W. L. Putmam nos Estados Unidos e Canadá. A denominação Olimpíada da Matemática surgiu em 1958, quando a Sociedade Romena de Matemática e o Ministério de Educação da Romênia promoveram a primeira Olimpíada Internacional de Matemática.
No Brasil, o programa de Olimpíadas de Matemática existe desde 1978, tendo como objetivo, segundo a Sociedade Brasileira de Matemática, encontrar jovens talentosos para a Matemática ou ciências afins, elencando a promoção do professor da área.
Segundo a coordenadora geral do projeto, Maria Zoraide Martins, a olimpíada mobilizará em Cáceres, 1,1 estudantes de 19 escolas municipais, estaduais e particulares, incluindo os alunos da Escola de Aplicação e Valorização Humana “Lazara Falqueiro de Aquino”.
Em Barra do Bugres e Tangará da Serra cerca de 1,3 alunos de 17 escolas estão inscritos e em Sinop participam estudantes de nove escolas da rede púbica e privada. Essas unidades escolares elegeram para organização das atividades um professor que estará em constante comunicação com a coordenação do projeto em cada campus.
O propósito da olimpíada é promover a Matemática e dotá-la de um conteúdo lúdico que, segundo Zoraide, lamentavelmente desapareceu das escolas, sendo substituído muitas vezes pelos exercícios repetitivos.
“Esperamos fazer uma coletânea de problemas que ficará à disposição dos professores de matemática da região, como uma das conseqüências do evento”, afirma a coordenadora, indicando que todos os alunos do ensino fundamental, de quinta a oitava série, poderão participar da primeira fase das olimpíadas.
As outras etapas ocorrerão nos dias 18 de setembro e 13 de novembro envolvendo os alunos que se sobressaírem nas atividades, sendo ofertadas premiações para os melhores colocados.
Para o Diretor da Faciex, Miguel Tadayuki Koga, projetos como este garantem a aproximação entre Universidade e comunidade, tendo como base a socialização dos saberes desenvolvidos na academia, somando-se ao conjunto de ações que indicam o comprometimento social da Instituição.
Segundo ele, o primeiro passo foi trazer o professor da rede de ensino para a Universidade, organizando para atendê-los, uma assessoria composta por docentes da Instituição. “Uma lista de atividades foi distribuídas para que esses professores trabalhassem com seus alunos e nós estruturamos uma assessoria em cada campus para atendê-los”, afirma Koga indicando que as olimpíadas é um projeto anual e contínuo. “Enquanto tiver alunos e professores interessados, nós vamos elaborar olimpíadas, na perspectiva de melhor a qualidade de ensino da Matemática” afirma.
A integração com a comunidade se consolidará em outros momentos do evento, a exemplo da última etapa, ocasião em que os alunos irão até as dependências de cada campus, tendo por último, um evento de premiação aberto a toda sociedade.
As Olimpíadas da Matemática consiste em um projeto de extensão contemplado no ultimo edital lançado pela Unemat de apoio a propostas extensionistas e culturais. A idéia, segundo o diretor da Faciex, está sendo apresentada também como projeto de pesquisa no intuito de se fazer um estudo para analisar se as olimpíadas terão um impacto ou influência no processo ensino-aprendizagem junto ao público envolvido.
ORIGEM - As competições matemáticas tiveram origem na Hungria em 1894, ganhando o formato atual do concurso em 1938, em evento organizado por W. L. Putmam nos Estados Unidos e Canadá. A denominação Olimpíada da Matemática surgiu em 1958, quando a Sociedade Romena de Matemática e o Ministério de Educação da Romênia promoveram a primeira Olimpíada Internacional de Matemática.
No Brasil, o programa de Olimpíadas de Matemática existe desde 1978, tendo como objetivo, segundo a Sociedade Brasileira de Matemática, encontrar jovens talentosos para a Matemática ou ciências afins, elencando a promoção do professor da área.
Fonte:
Secom-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381688/visualizar/
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