Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 17:44
Por: Celeste Lustosa

    Imprimir


O 6º Encontro Nacional de Comitês de Bacias acontece de 07.06 a 10.06, em Gramado, e visa discutir as experiências práticas da criação dos comitês já formados no país. Alessandra Panizi, diretora de recursos hídricos, e Leonice Lotufo, coordenadora de planejamento e pesquisa de recursos hídricos vão ao encontro, representando a Fema (Fundação Estadual de Meio Ambiente).

Um comitê de bacia hidrográfica é um órgão colegiado com representação do poder público, usuários da água e sociedade civil. Os comitês de bacia são um instrumento onde a sociedade participa das decisões sobre a gestão dos recursos hídricos da bacia em questão.

Segundo Paulo Renato Paim, do Conselho Regional de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, a formação de um comitê de bacia não é um processo instantâneo. “A formação de um comitê de bacia só se dá com a vontade da sociedade e ajuda do Estado”, afirmou Paim.

Paim ministrou a palestra “Mobilização e formação de Comitês de Bacia”, no Seminário ‘Boas Experiências na Área Ambiental’, desenvolvido pela Fema, em comemoração à Semana do meio Ambiente.

Mato Grosso possui um comitê de bacia, em Primavera do Leste, que abrange os córregos Sapé e Várzea Grande e alguns pré-comitês, como é o caso de Barra do Bugres.

Para Leonice Lotufo, coordenadora de planejamento e pesquisa de recursos hídricos da Fema, o encontro vai promover um intercâmbio rico de experiências. “Vamos discutir, com lideranças dos comitês existentes, os instrumentos legais da forma participativa de todos nos comitês”.

Lotufo também ressaltou que “Mato Grosso é provedor de águas, então precisamos criar mais comitês para ajudar a gerenciar nossos recursos”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381722/visualizar/