Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 12:19

    Imprimir


A educação no Brasil precisa de um mecanismo estável para financiamento do ensino médio aos moldes do Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério). A opinião é da diretora de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica, Lúcia Helena Lodi. “Isso vai permitir melhorar de forma substantiva tanto a formação dos professores e as condições para exercício de suas funções, bem como as condições materiais da escola”, disse a diretora em entrevista nesta manhã ao canal NBR (TV a cabo da Radiobrás).

Conforme dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação, o índice de reprovação do ensino médio foi em 2003 de 8,23% (cerca de 750 mil alunos). Mais de um milhão de estudantes abandonaram a escola num universo de 9,1 milhões de alunos.

Segundo Lúcia Helena Lodi, para resolver os índices de evasão e repetência “é preciso que as escolas consigam envolver os alunos no processo de ensino e aprendizagem. É preciso que os nossos professores tenham a formação necessária para o desempenho de suas funções e que estejam devidamente motivados”.

O estabelecimento da oferta de 50% das vagas nas universidades federais para alunos oriundos da escola pública, proposto pelo MEC, “vai exigir medidas substantivas para o ensino médio”, ressalta a diretora. A ampliação do Fundef para um fundo que atenda toda a educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) é proposta do Partido dos Trabalhadores anterior à campanha presidencial. Neste ano, a União e os Estados destinarão R$ 65 milhões para expansão e melhoria do ensino médio.




Fonte: ABR

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381799/visualizar/