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Nacional
Terça - 01 de Junho de 2004 às 16:51

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O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vão investir R$ 815 mil para implantação de 15 escolas digitais e instalação de 205 minibibliotecas em todo o semi-árido nordestino. O acervo das minibibliotecas será composto por 100 títulos de publicações impressas e 37 títulos de vídeos sobre temas como hortas domésticas, piscicultura, criação de ovinos, caprinos e bovinos e frutas nativas.

As escolas receberão dois exemplares de cada publicação e um exemplar de cada vídeo, que são elaborados de forma didática por engenheiros agrônomos e veterinários da Embrapa, com conteúdo adaptado à realidade agrícola da região. As 15 escolas digitais selecionadas fazem parte do primeiro grupo de municípios atendidos pelo Fome Zero e são participantes do projeto de Adaptação e Transferência de Tecnologias para Agricultores Familiares, da Embrapa.

Em Alagoas, serão beneficiados os municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios. Na Bahia, Banzaê e Brotas de Macaúbas. No Ceará, Pentecoste, Nova Russas e Tauá. Já na Paraíba, as escolas digitais também estarão presentes em Esperança, Mogeiro e Sousa. Em Pernambuco, Lagoa Grande e Buique. No Piauí, Acauã e Guaribas, e no Rio Grande do Norte, Simão Dias.

A intenção do Ministério do Desenvolvimento Social é trazer pais e alunos para as escolas para discutirem, por meio das atividades escolares, outras alternativas de geração de renda e requalificação profissional, incentivando o empreendedorismo e tornando o homem do campo mais competitivo no desenvolvimento do agronegócio.

As escolas ainda oferecem aulas de alfabetização para adultos. Para o secretário Nacional de Segurança Alimentar, José Baccarin, a parceria reforça o apoio pedagógico no processo de ensino e contribui para a melhoria na condição de vida da família rural. ?Esse projeto de inclusão social aproxima as famílias rurais de baixa e média renda do conhecimento tecnológico. Além de democratizar as novas tecnologias e padrões de produção e consumo na realidade rural, as escolas e minibibliotecas incentivam a pesquisa e o desenvolvimento agropecuário?, disse Baccarin.

As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome




Fonte: Agência Brasil

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