Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Junho de 2004 às 15:27
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) inauguram, nesta quinta-feira (03.06), a unidade de inclusão digital do município de Terra Nova do Norte (650 km de cuiabá), através do Projeto Mato Grosso Ação Digital.

O objetivo é promover a inclusão social, utilizando parcerias entre instituições e órgãos governamentais, empresas privadas e do terceiro setor, de modo a proporcionar à população de baixa renda o acesso à tecnologia.

O projeto pode ser implantado em três modalidades: EducAÇÃO, IntegrAÇÃO e SuperAção, sendo instalado em dependências de escolas, conjuntos habitacionais e locais cedidos e mantidos por prefeituras e Ongs, respectivamente.

Além da unidade a ser implantada em de Terra Nova, o projeto conta com outras unidades no Hospital Júlio Muller e no Ganha Tempo, em Cuiabá, através de parcerias com a Seduc, Brasil Telecom, Cepromat e Ministério da Educação (MEC).

Serão disponibilizados 10 computadores pelo Mec, todos utilizando a plataforma Linux, conhecida como software livre. Atualmente, a maioria dos computadores utiliza o sistema operacional Windows, da plataforma Microsoft, que necessita de pagamento para sua utilização e uso. Já a plataforma Linux pode ser utilizada e até copiada com um custo mínimo ou até sem custo para o usuário.

Haverá instrutores para orientar os alunos quanto à utilização desse sistema operacional, que é diferente do sistema que utilizamos normalmente. Segundo o assessor especial da Setec, César Vidotto, essa quebra de barreiras é muito importante porque os cidadãos que iniciarem seu contato com o mundo digital através desse novo sistema já estarão prontos para esta nova tendência. “A utilização do software livre representa uma grande economia”, afirmou Vidotto.

A implantação dessas unidades - espaços físicos de acesso público às tecnologias da informação e do conhecimento – se dá a partir da demanda local da comunidade, após análise e aprovação do Comitê Estadual, levando-se em conta o Índice de Desenvolvimento Humano, o mapa da exclusão digital e a viabilidade técnica e econômica.

Mapa da exclusão digital – De acordo com uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas em abril de 2003, apenas 8,31% da população está conectada à Internet. A situação ainda se agrava nos estados onde a produção é baseada em atividades do setor da agricultura, como é o caso de Mato Grosso.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382034/visualizar/