Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 01 de Junho de 2004 às 13:44

    Imprimir


A Nokia superou a PalmOne como maior vendedora mundial de computadores portáteis no primeiro trimestre, à medida que mais consumidores passam a optar por celulares inteligentes em lugar de computadores de mão, afirma uma pesquisa divulgada hoje. A finlandesa Nokia ampliou sua fatia de mercado a 28,2%, ante 21,5% no primeiro trimestre de 2003, enquanto a norte-americana PalmOne viu sua participação cair a 16,8%, ante 26%, de acordo com a Canalys, uma empresa britânica de pesquisa.

A ascensão da Nokia deriva de suas vendas de celulares inteligentes os quais, como os computadores de mão, funcionam como organizadores pessoais e podem ser equipados com diferentes aplicativos. A Nokia vendeu 1,67 milhão desses modelos avançados, ante 900 mil no período em 2003.

Até cerca de 18 meses atrás, a Nokia participava do mercado de computação móvel apenas com o seu Communicator, um modelo volumoso, mas o software Series 60 da empresa conferiu recursos e capacidades avançadas a modelos muito menores e mais leves. Outros fabricantes de celulares, tais como a Siemens, a Sendo e a Samsung, também usam a Series 60.

O mercado total para esse tipo de aparelho cresceu em 41%, para 5,93 milhões de unidades, mas as vendas mundiais de celulares inteligentes mais que duplicaram, enquanto as vendas de computadores de mão produzidos por empresas como a PalmOne e a Hewlett-Packard ficaram praticamente estáveis.

"À medida que crescerem o número e a gama de opções de celulares inteligentes no mercado, a pressão sobre os computadores de mão aumentará ainda mais", disse Rachel Lashford, analista da Canalys.

A Hewlett-Packard, que usa a marca iPaq para seus computadores de mão, viu sua fatia de mercado cair a 9,7%, ante 10,6% em 2003.

A empresa manteve o terceiro posto no mercado mundial, porque seu equipamento está incluído em grande número de pacotes de navegação para automóveis na Europa, onde o software de localização de rotas é vendido na companhia de um iPaq. Programas de navegação para celulares inteligentes foram lançados há apenas alguns meses.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382074/visualizar/