Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 31 de Maio de 2004 às 14:10
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho, abriu nesta manhã de segunda-feira (31/05) a 1ª Conferência Estadual do Esporte, no auditório do Bloco C, da Univag. "É a primeira vez que reunimos todos os segmentos do Esporte, e também representantes das secretarias de esportes dos municípios do Estado para discutir políticas públicas neste setor", enfatizou.

Serão dois dias de discussões e o resultado será levado para a Conferência Nacional, programada para período de 17 a 20 de junho em Brasília. "Este evento foi realizado graças ao incentivo do Governo Federal, todos os Estados e municípios do Brasil estão se preparando para a discussão nacional", informou Baiano.

No evento em Mato Grosso, está tendo a participação do Ministério dos Esportes, por meio de Ronaldo Formiga, que trouxe um vídeo do ministro Agnelo Queiroz, apresentado na abertura do evento, que chama a população para opinar sobre o assunto. "Este é um momento histórico, o qual podemos elaborar uma política nacional com a opinião de todos", disse Formiga.

"As metas das ações são voltadas para a inclusão social por meio do Esporte. É uma ampla mobilização da sociedade, para colocar o setor como prioridade, assim como já acontece com a Saúde e a Educação", falou o ministro no vídeo exposto por meio de Data-Show.

O Ministério do Esporte foi criado em primeiro de janeiro do ano passado, pela Medida Provisória 103, e tem como missão justamente tornar realidade à implementação de políticas públicas para o segmento.

Junto com o Esporte, o Governo Estadual e Federal querem retomar a solidariedade, auto-estima, respeito ao próximo, facilitar a comunicação, tolerância, sentido do coletivo, cooperação, disciplina, capacidade de liderança, respeito a regras, noções de trabalho em equipe, entre tantos outros benefícios que o Esporte traz.

"O Governo do Estado vai conseguir mudar o futuro do Esporte em Mato Grosso. Eu acredito que só discutindo podemos mostrar nossas dificuldade e encontrar soluções em conjunto. As pequenas cidades têm estrutura pequena e precisam de atenção", disse o secretário municipal de Esportes, de Acorizal, João Figueiredo.

A conferência é o começo da democratização para elaborar uma política nacional. "Esta é a nossa intenção, que cada um, com sua própria vivência ajude a construir um texto básico para conseguirmos atingir nossos objetivos", finalizou Baiano Filho.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382171/visualizar/