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Economia
Sábado - 29 de Maio de 2004 às 13:43
Por: Nayara Martins

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Uma delegação da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), composta em sua maior parte por representantes norte-americanos e franceses, esteve durante esta sexta-feira (28.05) visitando e registrando a potencialidade socio-econômica de Mato Grosso. A cidade escolhida para a visita foi Rondonópolis, por demonstrar uma das maiores arrecadações em crescimento no Estado, além de despontar como referência no desenvolvimento do agronegócio.

Marcando o índice de segunda maior arrecadação de Mato Grosso, Rondonópolis esteve sob o olhar atento da comunidade, que pretende investir no agronegócio regional. Estiveram em visita representantes do Ministério de Agricultura e Alimentação dos Estados Unidos, membros das Organizações das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e representantes de universidades européias e norte-americanas, voltadas para o desenvolvimento de pesquisas no ramo da agricultura e produção agrícola.

O secretário de Estado de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, representando o Governador do Estado, Blairo Maggi, ministrou uma breve apresentação do Estado para a delegação. Pagot esclareceu que os investimentos realizados em Mato Grosso são frutos de uma política diferenciada, aplicado pelo Governo atual. A prioridade do governador e sua equipe é promover o bem-estar social investindo em benfeitora pública em parcerias instituídas com a iniciativa privada. O mais palpável exemplo utilizado pelo secretário foi a demonstração de convênios firmados com a iniciativa privada, que resultaram na pavimentação de 509 quilômetros de estradas estaduais, como ligações com as BRs 163, 364 e 070, referências no escoamento de cargas.

"A busca pela infra-estrutura é igual a menor custo de frete, baixo custo de produção, valorização da propriedade e qualidade de vida. Esse é o social que o asfalto também pode produzir", enfatizou Luiz Pagot.

O Governo do Estado possui hoje 34 convênios firmados com a iniciativa privada, que devem gerar aproximadamente 2,4 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, a serem concluídas até outubro de 2006. "Mais uma vez provamos que compartilhar tarefas é responsabilidade gerada por demandas recíprocas. É mostrar que aqui não somos políticos, mas sim gerentes empossados pelo povo", comentou Pagot.

Com a pavimentação dos trechos mais críticos das rodovias mato-grossenses, as rotas serão responsáveis pelo transporte de aproximadamente 90% de todo fluxo de cargas e 80% do fluxo de passageiros.

O Governo Federal lançou, esta semana, um plano de recuperação e potencialização para a rodovia BR-163 em toda sua extensão. No plano consta que a empresa responsável pelas obras de reestruturação será ressarcida com a estipulação de um pedágio na média de U$ 8 dólares a tonelada.




Fonte: Secom - MT

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