Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 17:08
Por: Liana Menezes

    Imprimir


Os coordenadores do Amazontech pelo Sebrae/MT e representantes do Governo do Estado se reuniram nesta quinta-feira (27.05) com representantes das secretarias municipais de Cultura e Indústria, Comércio e Turismo de Cuiabá, na sede da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), para começar a esboçar os caminhos possíveis para que, em parceria, Estado e Município recebam o grande público que virá participar do Amazontech.

O Amazontech é um evento de grande porte que vai trazer a Mato Grosso, de 16 a 21 de agosto, representantes dos nove estados da Amazônia Legal e dos nove países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Vai acontecer em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal.

Foi criado em 2001, pelo Sistema Sebrae e Embrapa, e desde então acontece cada ano em um Estado. Este ano será realizado pelo Sebrae/MT e pelo Governo de Mato Grosso. Reúne a elite do pensamento científico brasileiro,pesquisadores, empresários, produtores rurais representantes de organismos governamentais e não governamentais, com atuação na região da Amazônia Legal.

A reunião tratou de questões relativas ao setor cultural e turístico, também envolvidos no processo. A questão principal que permeou o encontro foi como preparar a cidade para receber os visitantes do Amazontech da melhor maneira possível.

De acordo com o secretário de Cultura de Cuiabá, Justino Astrevo, o Amazontech vai ser uma oportunidade excepcional para que Mato Grosso mostre não só ao Brasil, mas também aos países visitantes, a diversidade da sua cultura.

"Uma vitrine para mostrarmos o potencial não só cultural, mas também turístico de Mato Grosso. E temos uma boa representatividade, como os grupos de siriri, boi-a-serra, os mascarados. Temos uma culinária rica, música de qualidade, boa produção literária, teatro, artesanato. Temos ainda um mercado musical e áudio-visual que não deixa a desejar. Enfim, temos o que mostrar. E a parceria com a Secretaria de Cultura do Estado vai ser muito boa para que nos apresentemos com a melhor estrutura possível", declarou o secretário Justino.

Entre as possibilidades na área do turismo de eventos, caravanas vindas do interior, ônibus em pontos estratégicos não só para levar e trazer os visitantes do centro da cidade para o Centro de Eventos do Pantanal, mas também disponíveis com guias turísticos para pequenos city tours. Enfim daqui até o evento estarão todos imbuídos em preparar a cidade para ser uma boa anfitriã.

Entusiasmado, o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, que é o coordenador do Amazontech pelo Governo, afirmou que Mato Grosso vai apresentar não só para o público alvo, mas também para a população de um modo geral como tem desenvolvido as suas ações na mais diversas áreas.

"Por isso decidimos que o Projeto Vida Nova, da Empaer, servirá de sustentação para que todas as secretarias e órgãos de Governo mostrem suas ações. Exatamente porque ele agrega os eixos definidos pelo Governo para serem trabalhados no evento: preservação ambiental, tecnologia (geração de emprego) e social. Já o quarto eixo, a questão indígena, terá também um tratamento todo especial. Vai ser uma grande surpresa para todos", acrescentou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382398/visualizar/