Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 12:41
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, antes de viajar com a comitiva do Governo do Estado à China e ao Japão, gravou uma mensagem às participantes da 1ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, aberta na noite de quinta-feira(27.05), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

A secretária destacou que abriu as portas da Setec e estabeleceu um amplo e transparente diálogo com os diversos conselhos representativos da nossa sociedade civil, mas que no ano de 2003, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher não apresentou o plano de trabalho, não sendo possível o desenvolvimento de nenhuma ação em parceria com a Secretaria.

Por outro lado, a secretária afirmou que não ficou esperando a iniciativa do conselho em estabelecer esta parceria e foi à campo em prol de contemplar as mulheres do Estado, que se encontram em situação de carência.

Terezinha Maggi listou algumas das ações e programas de cidadania voltados para a mulher trabalhadora urbana, rural e chefe de família desenvolvidos pela Setec e conclamou que "é necessário que o Conselho da Mulher participe da nossa luta para incluir socialmente a mulher portadora de necessidades especiais, indígena e afro-descendentes", auxiliando a Secretaria a monitorar e avaliar o impacto e a consistência das ações em todos os municípios mato-grossenses.

Entre os trabalhos listados pela secretária estão o projeto "Mulher Cidadã", executado em parceria com a Seder e o Intermat, cujo objetivo é levar inclusão social a mulheres rurais assentadas e acampadas, sindicalizadas na Federação dos Trabalhadores na Agricultura. Serão beneficiadas mais de 1.240 mulheres rurais em 36 municípios de Mato Grosso, com cursos geradores de renda e acesso ao Pronaf familiar e mulher do Banco do Brasil, incentivando a agricultura familiar sustentável.

Além do segmento de mulheres rurais, a secretária também destacou o canal de comunicação existente entre a Pasta e representantes de organizações de mulheres urbanas. Em parceria com a Associação de Defesa dos Direitos, Trabalho e Desenvolvimento das Mulheres dos Bairros, Regiões e Municípios de Mato Grosso (ADDTD), que atua em 150 bairros de Cuiabá e 60 municípios do Estado, a Setec está desenvolvendo um projeto piloto de geração de renda. Neste projeto constam: educação cidadã, programa de organização do associativismo, microcrédito, capacitação e economia solidária

Ainda com o segmento de mulheres urbanas, a Setec implementará um curso de capacitação na área de gerenciamento, a fim de formar mulheres empreenderoras e multiplicadoras capazes de se colocar em condições de disputar um lugar no mercado de trabalho.

Além da capacitação profissional e a geração de emprego e renda, a Terezinha Maggi afirmou em sua mensagem que a Setec também está preocupada com a saúde das mulheres carentes. Para tanto, firmou no Dia Internacional da Mulher, termo de cooperação técnica com o Hemocentro e com a ADDTD, para atendimento ginecológico e odontológico a mulheres carentes. Foram beneficiadas, no período de 19 de março a 29 de abril, 39 mulheres com exame de hemograma completo, três mamografias e 41 exames preventivos do câncer de colo do útero. Com o tratamento odontológico foram atendidas 18 mulheres. Num total de 101 mulheres atendidas.

No final do vídeo, a secretária firmou compromisso com as participantes da conferência de defender e dinamizar as ações resultantes das discussões do evento. E destacou que "a conferência é um bom momento de reflexão, avaliação e proposição. Nesse sentido, proponho o efetivo engajamento da sociedade civil, principalmente das entidades que possuem assento nos conselhos com vínculos à Setec, para que possam realmente estar participando das ações de cidadania, de geração de emprego e renda e dessa forma contribuir com as ações existentes", finalizou Terezinha Maggi em sua mensagem.

Durante dois dias (28 e 29), as conferencistas assistirão palestras, participarão de grupos de trabalho, a fim de levantar um diagnóstico da situação da mulher em âmbito nacional e regional e propor as diretrizes para elaboração do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Representantes dos municípios e do Governo Federal estão no Estado participando das discussões. No final do evento, será realizada a plenária final e aprovada a proposta que será encaminhada à conferência nacional, em Brasília, nos dias 17 a 19 de junho.




Fonte: Assessoria/Setec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382437/visualizar/