Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 23:55
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Alta Floresta, MT – A cultura do abacaxi, banana, mandioca, pimenta e outros hortifrutigranjeiros é realidade para famílias de assentados que vivem em uma vila rural implantada no município de Alta Floresta (808 quilômetros de Cuiabá). Cerca de 174 famílias foram assentadas no local pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), por meio do Programa “Nossa Terra, Nossa Gente”, do Governo do Estado, que, com recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), construiu moradias e equipou o assentamento com infra-estrutura básica.

A governadora em exercício, Iraci França, esteve visitando o assentamento na última sexta-feira (21.05), acompanhada pelo presidente do Intermat, Jair Mariano, e o prefeito do município, Romoaldo Júnior. No local, a governadora conversou com agricultores e conheceu parte da produção do assentamento. “É uma alegria ver que essa gente está produzindo o seu próprio sustento”, afirmou Iraci.

O assentamento foi implantado há quase três anos e a produção da vila rural é comercializada na cidade, em feiras e comércio locais. Para o agricultor Inácio de Souza, o assentamento trouxe dignidade às famílias que antes não tinham como se sustentar.”Tudo o que produzimos é vendido. Mas estamos precisando acabar com a praga na banana, que afeta a produção e não podemos vender”, afirmou o agricultor.

“É uma maravilha viver nesse assentamento onde há fartura de tudo para nossas famílias”, disse a agricultora Maria Joana da Luz, mais conhecida como “dona Zeli”, e uma das primeiras moradoras do assentamento. “Tudo que estamos comendo e vendendo é produzido aqui”, afirmou alegremente agricultora à Iraci França, durante visita que a governadora fez à residência de dona Zeli, onde foram servidos doces e sucos feitos com frutos produzidos no assentamento.

NOSSA TERRA, NOSSA GENTE – A exemplo do assentamento em Alta Floresta, o programa “Nossa Terra, Nossa Gente” foi expandido a outros cinco municípios do Interior, beneficiando áreas de economias exauridas e promovendo a estabilidade social e econômica, por meio da agricultura sustentável.

A proposta das Vilas Rurais visa desafogar os Municípios, reduzindo o desemprego e freando o êxodo rural. Também proporciona às famílias de agricultores que vivem no entorno da cidade e periferias suporte técnico e respaldo legal para voltar a trabalhar no campo. O público alvo atendido pelo projeto "Nossa Terra, Nossa Gente", são pessoas acima dos 45 anos, que têm dificuldades de ingressar no mercado de trabalho urbano e que, durante toda a vida, trabalharam no campo.

A seleção das famílias beneficiadas é feita pelo Intermat, Prefeituras e sindicatos locais. Cabe ao Instituto de Terras do Estado e a Empaer definir o processo de acesso à terra, proporcionando ao assentado condições de sustentabilidade econômica, dentro do respaldo legal e ambiental. Participam do projeto também as secretarias de Estado de Infra-Estrutura, Trabalho, Emprego e Cidadania e Desenvolvimento Rural.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382857/visualizar/