Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 19:44
Por: Eduardo Kattah

    Imprimir


Belo Horizonte - Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) estão sendo acusados de furto e depredação durante a ocupação da fazenda Cana Brava, na zona rural de Montes Claros, região norte de Minas. O proprietário do imóvel, o médico-veterinário Carlos Luís Franco Nunes, disse hoje que os sem-terra levaram diversos bens e objetos e danificaram a sede e o curral ao deixar a propriedade, na última quinta-feira. A fazenda foi invadida no último dia 9 por cerca de 160 famílias. Nunes registrou ontem boletim de ocorrência na Polícia Militar de Montes Claros afirmando que os invasores furtaram um tambor de cem litros de herbicida; uma bomba de irrigação; utensílios domésticos; uma balança de 200 quilos; várias ferramentas; cinco cabeças de gado; cerca de cem galinhas e dezenas de patos, além de danificarem a sede e o curral.

Os sem-terra teriam também derrubado árvores em uma área de preservação permanente. O fazendeiro calcula um prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil. “Lá não ficou uma foice, um martelo. Esse pessoal não quer terra, eles querem é roubar”, disse Nunes, para quem existem vários “marginais” infiltrados entre os sem-terra que atuam no norte de Minas. “Vou entrar com uma ação contra a União e o Estado. Se isso não parar, o campo vai acabar”.

Um dos coordenadores do MST em Minas, Crisitiano Meireles, que comandou a invasão na Cana Brava, negou as acusações. “Isso ele terá de provar. Não temos interesse nos bens dele. Temos interesse é na terra”, afirmou. Ele disse que durante a ocupação, o proprietário foi autorizado a entrar na fazenda e retirar seus pertences. Nunes afirma que foram retiradas do local apenas as máquinas agrícolas.

Segundo o fazendeiro, a propriedade possui 288 hectares, onde cria cerca de 400 cabeças de gado nelore para corte. O MST cobra uma vistoria no imóvel, alegando que ele possui cerca de mil hectares. “A maior parte formada por terras devolutas”, acusa Meireles.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382889/visualizar/