Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 17:40

    Imprimir


Os vereadores de Cuiabá irão agendar uma audiência com o governador Blairo Maggi para solicitar a implantação de um campus da Universidade do Estado Mato Grosso (Unemat) no município. O pedido será reforçado por um ato público da sociedade civil organizada.

"Ainda não há data definida, mas é certo que no final de junho reuniremos estudantes do Cefet, de cursinhos e das escolas públicas e privadas para uma passeata em prol de um campus da Unemat. Cuiabá e Várzea Grande têm cerca de 800 mil habitantes. Só uma universidade pública é insuficiente", apontou o professor de literatura Sérgio Cintra, que leciona em cinco cursinhos na capital e realiza um movimento para implantar a Unemat em Cuiabá há dois anos.

Na audiência pública requerida pelo vereador Dito Fiscal (PP) para discutir a necessidade de erigir uma Unemat na capital, estudantes de cursinhos e professores destacaram a demanda por mais universidades públicas de qualidade. "As vagas oferecidas na UFMT são insuficientes, um reflexo disto é a proliferação das faculdades particulares. Estou certo de que só estuda na particular quem não consegue entrar na pública", disse João Ricardo Nogueira, presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME) e Associação Cuiabana das Escolas Secundárias (ACES).

O valor médio de uma faculdade particular varia de R$ 400,00 a R$ 2,18 mil , esta última mensalidade é a do curso de medicina. "Engana-se quem pensa que as famílias da classe média cuiabana podem pagar uma faculdade privada. Não podem, o valor pesa muito no orçamento e os sonhos são interrompidos no meio do caminho", pronunciou o vereador Dito.

Atualmente há nove campus da Unemat fixados no interior do Estado. Ficam nos municípios de Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Sinop, Nova Xavantina, Colíder, Barra do Bugres, Alta Floresta, Cáceres e Alto Araguaia.




Fonte: Redação 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382906/visualizar/