Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 13:01
Por: Rosana Persona

    Imprimir


O consultor técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Eros Mounsoi esteve em Cuiabá, nos dias 17 a 21 de maio, para verificar in loco o trabalho que a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - Empaer vem desenvolvendo para capacitar técnicos no atendimento ao pequeno produtor.

O consultor juntamente com a coordenadora do Projeto de Política de Assistência Técnica e Extensão Rural, Denise Guterrez, a presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Fundaper, Ellen Silva da Costa visitaram produtores no município de Chapada dos Guimarães onde está sendo implantado o Projeto Vida Nova."Nós defendemos a participação da comunidade construindo em conjunto o desenvolvimento, e apoiamos a iniciativa da Empaer que sai de uma agricultura convencional para uma agricultura sustentável, fazendo o produtor produzir o seu próprio alimento através do Projeto Vida Nova. A instituição está no caminho certo e impressiona pela lógica do projeto assumida por todos", comenta Eros.

Durante a visita, o consultor constatou que o recurso na ordem de R$ 450 mil que foi repassado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para nivelamento e capacitação dos técnicos da Empaer, nos municípios da Baixada Cuiabana, está sendo bem aplicado.

Empolgado, o consultor já promete um novo convênio no valor de R$ 536 mil que será investido no redirecionamento das atividades para o território do Baixo Araguaia. Eros garante, que o recurso repassado tem sido muito bem utilizado pela empresa.

Segundo Mounsoi, no meio rural também existe fome. “ O Projeto Vida Nova vai mudar essa realidade permitindo a segurança alimentar das famílias e promovendo o desenvolvimento da agricultura e pecuária.Precisamos mudar em algumas coisas para avançar, como por exemplo, na própria agroecologia e nós todos estamos reaprendendo a fazer políticas públicas, acredito que estamos caminhando em direção correta", assegura.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), para implementação do Projeto da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural definiu três territórios de ação prioritária para o Estado. O primeiro território a desenvolver o projeto foi o da Baixada Cuiabana, que atingiu 15 municípios, no ano passado.

Para este ano, a previsão é desenvolver no território do Baixo Araguaia que compreende 15 municípios e em terceiro o Portal da Amazônia.

Conforme Denise, o que se pretende é atender com qualidade os agricultores familiares oferecendo condições de acesso aos alimentos básicos , viabilizando recursos financeiros, humanos, tecnológicos e organizacionais para produção comercial competitiva. Dentro dessa lógica a Empaer em parceira com a Fundaper e a sociedade civil organizada pretendem mudar o foco da reforma agrária garantindo o sucesso do processo econômico para a homem do campo.




Fonte: Assessoria/Empaer

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382951/visualizar/