Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 20 de Maio de 2004 às 11:24
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A partir desta quarta-feira (19.05), 200 deficientes auditivos de Cuiabá e Várzea Grande possuem uma fonte geradora de renda. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) em parceria com Furnas Centrais Elétricas, Fundação Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa e Secretaria de Saúde inauguraram a Cooperativa de Uniformes do Projeto Saindo do Silêncio, que já está funcionando no bairro Cristo Rei em Várzea Grande.

A mão-de-obra é toda composta de deficientes auditivos, a cooperativa funcionará como um centro de geração de emprego e renda para esta parcela da população. Inicialmente serão 200 beneficiados, mas após o início dos trabalhos, será estudado um sistema de turnos, visando atender mais surdos carentes e aumentar a produção da cooperativa.

O Governo do Estado fez a doação do terreno para a construção da sede, bem como os materiais finais para a conclusão das obras. Além disso, o Estado irá fomentar o escoamento dos uniformes produzidos pela cooperativa. O terreno possui 750 metros quadrados.

Furnas entrou com recursos para a construção da sede da cooperativa, para aquisição dos maquinários, assessórios e matérias-primas. Os intérpretes da Associação de Surdos auxiliaram na capacitação dos deficientes auditivos, que foi realiza pelo Senai. Foram investidos R$ 30 mil para a aquisição das máquinas de costura e para a compra da primeira matéria prima. Os recursos são provenientes do prêmio do Concurso de Projetos Sociais de Furnas.

Inicialmente os uniformes escolares serão destinados às escolas da rede municipal. Entretanto, empresários de vários outros setores já vem demonstrando interesse em manter relações comerciais com a cooperativa. E a cooperativa já tem o primeiro cliente, Furnas fez uma encomenda a fim de impulsionar a produção.

Os deficientes auditivos apresentaram duas músicas na Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras), que emocionou a todos os convidados.

Muito emocionada, a secretária Terezinha Maggi ressaltou que a cooperativa é a materialização de um projeto iniciado em março do ano passado e que representa a vontade do Governo em promover a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. "Não vamos dar o peixe, mas sim, ensinar a pescar. Estamos trabalhando para diminuir as desigualdades sociais e dar maiores oportunidades para todos", disse Terezinha Maggi

“O objetivo deste projeto é ajudar uma parcela desta comunidade de surdos a ter sua fonte de renda e fazer com que eles não se sintam mais marginalizados em uma sociedade em que eles tanto desejam participar. E a parceria com o Governo foi fundamental neste processo”, afirmou o responsável pelas ações sociais de Furnas em Mato Grosso, Adão Sérgio Gomes.

Saindo do Silêncio foi aprovado no II Concurso de Projetos Sociais do Programa Voluntários Furnas em Ação, que selecionou 34 projetos em todo Brasil para receberem o apoio da empresa para sua implantação.

Para Ana Claudia Gesteiro, responsável pela Coordenação de Responsabilidade Social de Furnas, a empresa busca incentivar projetos sociais e o Saindo do Silêncio foi um dos que mereceram o prêmio em virtude do alcance social.

A intérprete Denise Molina, da presidente da Associação de Surdos de Cuiabá e Várzea Grande, Helena Botelho Campos, disse que os deficientes auditivos estavam muito emocionados e agradecidos. “Estávamos desacreditados, pois eram tantos projetos no papel. Agora os problemas da Associação têm solução. Estamos prontos para receber muitas encomendas e somos capazes de exercer uma atividade profissional tanto quanto as outras pessoas”, destacou a presidente da Associação.

O secretário de Saúde, Marcos Machado, confirmou que a secretária continuará a viabilizar o funcionamento da cooperativa, garantindo recursos para custeio e manutenção do projeto. “Temos que apoiar projetos que realmente visem a inclusão social, como os que a secretária Terezinha Maggi vem implementando em Mato Grosso”, disse Machado.

O cantor Henrique, da dupla Henrique e Claudinho, doou quatro ventiladores para a cooperativa.

Também participaram da inauguração da sede da cooperativa de uniformes o presidente da Fundação de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, Wilson Duarte, o presidente do Instituto Antônio Carlos Jobim, a gerente-geral de Patrimônio e Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Silvia Fingueirute, o cantor Pescuma, a coordenadora de Educação Profissional do Senai, Nelma Borges.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383309/visualizar/