Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 16:34
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O Estado de Pernambuco poderá formatar órgão de desenvolvimento nos mesmos moldes da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso - MT Fomento, instituição autorizada em abril deste ano pelo Banco Central para desempenhar um importante papel na meta do Governo de inclusão social e de geração de emprego e renda.

O executivo de negócios da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD/Diper), Gustavo Catão, está em Cuiabá nesta quarta e quinta-feira (20.05) discutindo com o diretor-presidente da MT Fomento, Éder de Moraes Dias e o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Clovés Vettorato, idéias a respeito da implantação da agência naquele Estado.

A troca de informações e experiência entre os dois Estados surgiu após contato do diretor-presidente da MT, que foi convidado a ir a Pernambuco detalhar para técnicos do Governo a formatação da agência mato-grossense. “A MT Fomento foi um divisor de águas para criação de novas agências no País. A MT foi citada como exemplo, pois tem a lei mais completa”, disse Gustavo, elogiando trabalho desenvolvido por Éder Dias.

Segundo Gustavo, a iniciativa de Mato Grosso contribui para a inclusão social, com a geração de emprego e renda. “Isso é levar desenvolvimento para o resto do País”, disse ele. O Governo de Pernambuco já executa propostas semelhante por meio da AD/Diper, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes do Estado de Pernambuco.

De acordo com Gustavo, a AD/Diper tem como finalidade promover e fomentar o desenvolvimento econômico do Estado, apresentando à iniciativa privada as suas potencialidades, oferecendo e negociando condições favoráveis para atração de investimentos nos setores industrial, comercial e de serviços. O objetivo da empresa é atuar de forma a criar condições para o desenvolvimento da iniciativa privada no Estado de Pernambuco, agindo como agência de negócios, planejando e administrando distritos industriais.

Eder Dias informou que Mato Grosso que irá contribuir com outros Estados que queiram adotar o modelo da MT Fomento. Em abril, o assessor da Agência de Fomento do Estado de Alagoas, Edmilson Fialho, esteve em Cuiabá para trocar informações.

A diretoria da MT Fomento está trabalhando agora na liberação dos R$ 4 milhões junto a Secretaria do Tesouro Nacional, para que este recurso integre o capital social da MT Fomento. A agência irá financiar projetos que ajudem a desenvolver a economia do Estado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383383/visualizar/