Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 17 de Maio de 2004 às 12:51

    Imprimir


São Paulo - Uma massa de ar polar, que se estende do Rio Grande do Sul ao Acre, fez os termômetros registrarem as menores temperaturas do ano na maior parte do Brasil. A mudança no clima, típica de inverno, provocou também temporais em Minas e no Rio, mais comuns no verão, com pelo menos dois mortos e quatro desaparecidos. Em Saquarema, um vendaval destelhou tantas casas que os moradores pensaram tratar-se de um ciclone.

Na noite de sábado, fortes chuvas e granizo atingiram Juiz de Fora (MG). Em Santa Luzia, zona sul da cidade, duas pessoas tentavam atravessar uma ponte sobre um córrego, quando o carro em que estavam foi levado pelas águas.

Segundo os bombeiros, mais duas entraram na água para salvá-las, mas foram arrastadas pela correnteza. Apenas um corpo foi encontrado, a 300 metros do local, na manhã de ontem.

Outra pessoa morreu quando um poste da rede elétrica atingiu sua casa, no bairro Nova Era, região norte. O temporal, que se estendeu pela noite de domingo, derrubou postes de luz, destelhou casas e deixou moradores ilhados. A Defesa Civil deve divulgar hoje o número de desabrigados.

Ressaca No litoral fluminense, uma frente fria provocou ontem ressaca com ondas de até 3 metros de altura no Rio. Uma pessoa está desaparecida: o turista mineiro Jason Thiago, de 17 anos, que entrou no mar da Barra da Tijuca, zona oeste, no sábado. O ônibus da excursão em que estava parou próximo da orla e Thiago resolveu dar um mergulho. Puxado pelas ondas, não conseguiu voltar à areia.

Até as 17 horas, o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (G-Mar) continuava a procurá-lo, mas o comandante, coronel Marcos Silva, já considerava impossível resgatá-lo com vida. "Ele está há mais de 24 horas na água." No total, o G-Mar realizou 20 salvamentos no fim de semana e retirou 68 pescadores de áreas de risco, como costões de pedra à beira-mar.

"Quem arriscou o banho, ficou (na água)", resumiu o comandante. Um dos resgates mais arriscados foi o de um estudante de 22 anos, que praticava kite surf entre a Barra e o Recreio dos Bandeirantes. "Os salva-vidas foram arrastados por 4 quilômetros e foi preciso um helicóptero para retirá-los da água." O estudante ficou sem o equipamento, avaliado em cerca de R$ 4.500,00.

Vendaval A região do Estado mais atingida pela frente fria foi o município de Saquarema, na Região dos Lagos. No sábado, um vendaval que alcançou 120 quilômetros por hora em alto-mar derrubou postes, árvores e destelhou cerca de 2. mil casas, em menos de 20 minutos. "Durante 15 minutos choveu granizo e voaram milhares de telhas", contou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Alberto Nessrala. Não houve feridos, mas 45 pessoas ficaram desabrigadas.

A tempestade, que começou por volta das 15h20, deixou metade da cidade sem luz. A força do vento fez "voar" um pequeno barco, que acabou em cima de um poste. Os desabrigados foram alojados pela prefeitura ou ficaram com parentes.

Ontem, o major do Corpo de Bombeiros Alexandre Carneiro da Rosa percorreu a cidade para avaliar os estragos. "O trabalho agora é para limpar a cidade. Parece que passou um furacão por aqui", afirmou.

A meteorologista Marlene Leal disse que a força dos ventos em Saquarema foi "atípica", mas o episódio não pode ser classificado como um ciclone. O fenômeno não deve repetir-se porque a frente fria já está no norte do Estado, na divisa com o Espírito Santo. A temperatura deve variar entre 10 e 26 graus nos próximos dias.

Geada A primeira grande onda de frio do ano no Rio Grande do Sul provocou a formação de geada moderada em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, onde a temperatura mínima chegou a 5,5 graus no domingo.

Em Bagé e Uruguaiana (sul), os termômetros marcaram 5 graus, mas o 8.º Distrito de Meteorologia não registrou geada. No planalto (norte), houve geada fraca em Passo Fundo, onde a temperatura de 2,4 graus foi a mais baixa da madrugada. Na serra, os termômetros marcaram 4,5 graus em Cambará do Sul, 6 graus em Bom Jesus e 6,8 graus em Caxias do Sul. O frio na madrugada, nevoeiros ao amanhecer, geadas, vento fraco e dias parcialmente nublados devem permanecer até quinta-feira.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383599/visualizar/