Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 15 de Maio de 2004 às 15:04
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Neste sábado (15.05), dia em que Várzea Grande comemorou 137 anos de fundação, o governador Blairo Maggi e a primeira-dama e Secretária do Trabalho, Emprego e cidadania, Terezinha Maggi, fizeram o lançamento de mais 366 casas a serem construídas por meio do Programa Habitacional Meu Lar. Mais de 2,5 mil pessoas compareceram ao lançamento e, após o descerramento das placas, a população cantou parabéns em homenagem ao município.

As unidades habitacionais ficam no bairro Parque do Lago, e custarão mais de R$ 5,5 milhões. Fica a cargo da Prefeitura do município investir uma contrapartida em torno de R$ 250 mil Este ano, o governo já havia inaugurado o Conjunto Santa Maria II, com 100 casas e ainda, em parceria com a Caixa Econômica Federal, os conjuntos Miguel Lanna (143 casas) e o Elias Domingos, cujas 169 casas foram entregues na sexta-feira (14.05).

As comemorações pelo aniversário de Várzea Grande começaram pouco mais das 8h30 com um culto ecumênico em Ação de Graças pelo 137° aniversário. A semana foi intensa no município com uma série de inaugurações. “Várzea Grande tem recebido muitos investimentos do Governo do Estado e isso se reflete na qualidade de vida da população. A educação alcança pelo menos 98% da população e 97% dos moradores possuem água tratada”, disse o prefeito Jaime Campos, ao lado da primeira-dama do município e Secretária de Assistência Social, Lucimar Campos.

O governador Blairo Maggi, que esteve durante a semana em Várzea Grande, participando das inaugurações de obras, disse que o dia estava sendo muito especial. Maggi lembrou um trecho da música do Padre Zezinho que foi cantada pouco antes pela multidão durante o culto ecumênico: “Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte”, diz o trecho. “No dia de minha posse eu assumi esse compromisso, de proporcionar as pessoas mais humildes, carentes, a oportunidade de terem um teto. Todos os compromissos estão sendo resgatados um a um”, afirmou Maggi, destacando que o Governo do Estado tem um grande parceiro no prefeito Jaime Campos, na execução de obras.

Maggi também fez questão de ratificar que os recursos provenientes para as obras não são do Governo do Estado. Eles provêm dos impostos pagos pela população e também pela classe produtora do Estado. “O dinheiro vem do trabalho de todos. É grande a responsabilidade do Governo, porque tem de administrar o dinheiro público. Isso exige mais responsabilidade do que cuidar do próprio dinheiro”, afirmou. O secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antonio Pagot, disse que o conjunto também vai trazer emprego para muita gente. “Já estou vendo os 250 trabalhadores chegando pela manhã e tomando café no barracão, antes de iniciarem uma jornada de oito horas por dia, trabalhando ombro a ombro para construir este conjunto magnífico”, disse o secretário.

INSCRIÇÕES - A previsão é que as obras estejam concluídas em 400 dias. Mas no dia 22 de dezembro já está prevista a inauguração de pelo menos 100 casas. Cada casa terá área de 40 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha e banheiro.

O conjunto será dotado de toda a infra-estrutura, com asfalto, rede de água tratada, energia e saneamento básico. Na área serão construídos um Centro Social e de Lazer, Centro de Múltiplo Uso, onde os moradores aprenderão uma profissão, escola, creche e um mini-ginásio. As famílias serão selecionadas pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania com o apoio de igrejas, entidades assistenciais e clubes de serviço. As inscrições começam já na próxima segunda-feira em dois postos: no Bairro Cristo Rei, na subprefeitura e na Secretaria de Promoção Social, ao lado da prefeitura.

Participaram ainda do lançamento os secretários de Estado Joaquim Sucena (Casa Civil), Geraldo Gonçalves (Comunicação Social), os conselheiros do Tribunal de Contas Branco de Barros e Júlio Campos, os deputados estaduais Sérgio Ricardo e José Carlos de Freitas, o presidente do MT Saúde Yuri Jorge Bastos, além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383623/visualizar/