Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 15 de Maio de 2004 às 12:13
Por: Marilu Ribeiro

    Imprimir


Dentro da programação comemorativa de aniversário da cidade de Várzea Grande, que completa neste sábado (15.05) 137 anos de fundação, foi realizada uma importante obra de restauro e reforma da Igreja Nossa Senhora da Guia, em uma iniciativa de proteger e resgatar um relevante patrimônio histórico da região.

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, viabilizou os recursos necessários para a recuperação da igreja com a intenção de resgatar e proteger o patrimônio histórico, evitando a sua descaracterização, em virtude do processo natural de crescimento e desenvolvimento da cidade.

As obras foram executadas pela Construtora V.C., presidida pelo engenheiro Vicente Calábria e contou com a supervisão técnica do Coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da SEC, arquiteto Odir Amorim Burity.

Segundo a coordenadora do projeto de Restauração, Erzila Miranda Faustino, "a igreja já passou por pequenas reformas, mas esta foi a primeira vez que as características originais foram restauradas. A reforma tanto da parte estrutural como das imagens sacras foram preservadas na sua originalidade. A obra teve início no dia 15 de dezembro de 2003 e foi entregue à comunidade sob a aprovação da SEC, em março deste ano .

HISTÓRIA - A primeira igreja de Várzea Grande, foi a de Nossa Senhora da Guia, que até os dias de hoje é festejada pela população da Cidade Industrial. Quem liderou o movimento para a construção da histórica capela foi Elesbão Pinto, seguido de Sebastião dos Anjos. A obra foi concluída em 1892, após 25 anos de criação do município de Várzea Grande.

Neste momento, o Estado resgatou um espaço que simboliza a memória, a identidade e cultura do povo várzea-grandense. A Igreja foi tombada pelo patrimônio histórico artístico e cultural por meio da portaria 09/98 e publicada no Diário Oficial de 08.06.1998.

Vale ressaltar que a criação recente do dia especial a Nossa Senhora da Guia, instituído no calendário litúrgico pela Câmara Municipal, estabeleceu a comemoração da festa da padroeira da cidade de Várzea Grande todo primeiro domingo do mês de maio. Como parte das comemorações de aniversário de 137 anos da cidade de Várzea Grande, uma extensa programação foi preparada para comemorar os 112 anos de fundação da Igreja Nossa Senhora da Guia, padroeira do município.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383637/visualizar/