Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 11 de Maio de 2004 às 17:07
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


O governador Blairo Maggi participará, nesta quarta-feira (12.05), às 8 horas, como palestrante, do Seminário realizado na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F), em São Paulo, onde falará para empresários brasileiros e chineses sobre as oportunidades de investimentos Brasil-China. “O evento é organizado pela IFC, que é o ‘braço’ privado do Banco Mundial para realização de investimentos em empresas privadas”, informou o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato.

A palestra do governador aos empresários chineses e brasileiros, em São Paulo, antecipará os contatos que devem ser estabelecidos na visita que o governador Blairo Maggi, acompanhado de secretários do Estado e empresários mato-grossenses, fará a China, no próximo dia 20. “Nesta reunião em São Paulo certamente serão fechados novos contatos”, ressaltou Vettorato.

Entre os fatores que favorecem o intercâmbio comercial entre Brasil e China, especialmente Mato Grosso, estão as características das economias que envolvem os dois países. Empresários chineses em visita a Mato Grosso já revelaram o interesse em exportar para o Brasil produtos industrializados e importar matéria-prima mato-grossense.

Mato Grosso é Estado brasileiro que mais produz soja e algodão. No ranking de exportações de produtos do Estado ainda se destacam a carne, madeira e o couro. “Por outro lado, Mato Grosso se apresenta como um Estado atrativo para importação de agroquímicos, fertilizantes e máquinas agrícolas”, disse o secretário de Projetos Estratégicos. “O nosso Estado é também um mercado para investimentos de infra-estrutura, em estradas, ferrovias, geração de energia e indústrias ligadas ao agronegócios”, complementou.

Enquanto a economia de Mato Grosso se desponta com o crescimento do agronegócio, a China se apresenta como um das economias que mais cresce no mundo, em torno de 7 a 8% por ano, e com uma população de 1,3 bilhão de habitantes. “Na medida em que aumenta o poder aquisitivo das pessoas, aumenta a demanda por alimentos e outros produtos para satisfazer às necessidades básicas da população”, analisou Vettorato. “Nós entendemos que esse é um ‘casamento’ muito bom, entre a China e o Brasil, em especial Mato Grosso, onde a China tem grande demanda por alimentos e nós podemos produzir os alimentos que ela precisa”, ressaltou.

O secretário destacou que o crescimento das exportações impulsionam a economia e também a demanda social. “Cada bilhão de dólar de exportação pode gerar de 60 a 150 mil empregos”, informou.

Depois da palestra, o Governador Blairo Maggi participará de uma mesa redonda com os empresários chineses e brasileiros.

MEIO AMBIENTE – Paralelamente ao Seminário sobre as oportunidades de investimentos Brasil-China, o governador Blairo Maggi participará de uma reunião com representantes do Banco Mundial, onde serão tratados assuntos relacionados a política de preservação do meio ambiente.

“O Banco Mundial está muito preocupado com as notícias de desmatamento da Amazônia Legal”, disse Vettorato. “Nós vamos mostrar o que o Estado está fazendo na área de controle de desmatamento e outras políticas de preservação do meio ambiente, por meio de ações de fiscalização, de autuação de produtores que fizeram o desmatamento irregular”. O secretário ressaltou ainda que Mato Grosso é o único Estado do país que tem mecanismos de acompanhamento das áreas desmatadas via satélite.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383762/visualizar/