Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Maio de 2004 às 14:14
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A campanha para captação de sangue promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Hemomat, arrecadou no período de 03 a 08.05, 601 bolsas de sangue. Uma bolsa salva em média quatro vidas.

O evento é alusivo ao Dia das Mães e o ônibus de coleta esteve na Praça da República em período integral. O objetivo da campanha era atingir uma meta de 130 a 150 pessoas por dia. “Esta meta foi atingida com sucesso, apesar do frio ocorrido durante toda semana, isto significa que as pessoas estão mais sensibilizadas com a causa”, afirmou a responsável técnica do Hemomat, Rosangela de Almeida.

Nesta campanha foram cadastradas mais 761 pessoas para serem doadores regulares. “O medo e o preconceito ainda são os piores inimigos na doação de sangue. Muitas vezes as pessoas até se interessam pela questão, mas a desinformação ainda é muito grande. Isto impede que muitas vidas venham a ser salvas”, declarou Rosangela de Almeida.

A responsável técnica do Hemomat diz que o número de doações femininas foi altamente expressivo, apesar do mito de que doar sangue engorda e prejudica o fluxo menstrual. “Esse aumento de doações por parte das mulheres significa que estamos vencendo o preconceito lentamente, mais gradativo”, ressaltou Rosangela.

A doação de sangue mesmo sendo rápida, simples e segura ainda não é uma prática comum entre os brasileiros, principalmente as mulheres, que em nível nacional está na faixa está na faixa de 2% a 3%, em nível mundial é superior, mais ainda pequena, 10%. Hoje o maior problema é o medo que a mulher tem de doar, que inclusive passa pela falsa informação de que ao doar sangue a pessoa engorda e que também prejudica o fluxo menstrual. Após 24 horas da doação o organismo repõe rapidamente o sangue doado.

Para ser um doador a pessoa precisa pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, evitar ingerir alimentos gordurosos num período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças sexualmente transmissíveis, hepatite, entre outras. Vale ressaltar também que o material utilizado na doação é descartável e o tempo para cada doação gira em torno de 05 a 10 minutos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383765/visualizar/