Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 11 de Maio de 2004 às 12:48

    Imprimir


Michael Schumacher, da Ferrari, ainda estaria à frente do favorito da pré-temporada, Kimi Raikkonen, na classificação mesmo se não disputar as próximas quatro provas e o finlandês ganhar todas elas.

Se o sistema de pontuação usado quando a McLaren ganhou o seu último campeonato, em 1999, estivesse valendo, a equipe teria apenas um ponto - do sexto lugar de David Coulthard na Malásia.

Mas mesmo agora a equipe tem agora cinco pontos em cinco corridas e vive tempos difíceis.

Eles não ganham uma corrida há mais de um ano, apesar de Raikkonen ter disputado o título de 2003 até a última bandeirada.

A chance de Raikkonen, 24 anos, tornar-se o mais jovem campeão da Fórmula 1 ficou mais distante e a queda da McLaren tem sido vertiginosa. Não será fácil voltar.

A equipe vai agora para Mônaco sabendo que a Sauber pode ultrapassá-la no campeonato em apenas duas semanas, exatamente como fez na pista no Grande Prêmio da Espanha, no domingo.

"É claro que não é onde gostaríamos de estar. É extremamente doloroso, e é extremamente incentivador", disse o chefe da equipe, Ron Dennis, no Circuito da Catalunha, prometendo dias melhores.

"Não são dias felizes mas, como Ron às vezes diz, se fosse fácil todos estariam fazendo", disse o chefe de automobilismo da Mercedes, Norbert Haug. "Já estivemos lá e voltaremos."

Lembrança

A corrida de domingo ressaltou o sofrimento da equipe que depois da Ferrari foi a que ganhou mais campeonatos de pilotos (11) e corridas (137) e marcou mais pontos (2.887,5) do que qualquer outra.

Conforme disse o diretor técnico da Ferrari, Ross Brawn, que ninguém se esqueça que Raikkonen chegou a Barcelona no ano passado com quase o dobro de pontos de Schumacher.

A McLaren tinha 51 e a Ferrari, 32.

"Tudo começou a ir mal para a McLaren a partir de lá", disse Brawn, relembrando a corrida em que Raikkonen largou no fim do grid e subiu no Jaguar do brasileiro Antonio Pizzonia no início da prova. Coulthard saiu logo depois.

Raikkonen tomou uma volta de Schumacher no domingo. Mas pelo menos terminou - em 11º. Foi apenas a segunda prova que ele terminou neste ano, quando partiu duas vezes no fim do grid devido a problemas de motor.

Coulthard ficou em 10º, uma década depois de sua estréia na Fórmula 1, em Barcelona. O escocês ganhou em Mônaco em 2002, mas é improvável que volte em breve ao topo do pódio. Ele deverá ser substituído pelo colombiano Juan Pablo Montoya no final deste ano e esta pode ser sua última chance de ganhar um título, a não ser que volte à Williams. Com apenas quatro pontos, ele está perdido. Mas a McLaren está ocupada no desenvolvimento do carro, o que deverá aparecer no verão europeu. "Eu espero que tenhamos uma melhora de desempenho significativa em algum momento nas próximas seis corridas, o mais rápido possível", disse Dennis no fim de semana.

"Nossa energia está voltada para isso, mas ao mesmo tempo há um monte de trabalho de preparação acontecendo, entrando lentamente na performance do carro".

Coulthard disse que a McLaren pode voltar ao topo com o carro 19B mesmo que até lá o título já esteja definido. Mas até agora Schumacher tem sido imbatível, com cinco vitórias consecutivas.

"Se o carro for mais rápido, mas o motor não se desenvolver, então provavelmente não. Mas se ambos tiverem um desenvolvimento, então será possível (voltar) até o final da temporada", disse Coulthard.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383772/visualizar/