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Estado apóia pólo moveleiro de integração regional MT/RO
Juína, MT – Prefeitos do Pólo de Integração Regional Mato Grosso/Rondônia vão encaminhar à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio Minas e Energias (Sicme) proposta de criação de um grupo de trabalho a fim de viabilizar mais uma opção de financiamento no Programa do Centro-Oeste para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), na implantação de um pólo madeireiro no noroeste de Mato Grosso e exploração do turismo em parceria com o Estado vizinho. Essa foi uma das decisões anunciadas na 10ª reunião ocorrida em Juína (537 km a noroeste de Cuiabá), neste fim de semana.
Os APLs são aglomerações de agentes econômicos, localizados em um mesmo território que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais. O objetivo é aumentar a competitividade dos produtos nacionais, buscando soluções práticas com foco nas necessidades dos setores e pólos produtivos, promovendo assim, a competitividade e a sustentabilidade do APL, estimulando e permitindo processos locais de desenvolvimento, como: a conexão com o mercado, sustentabilidade, inclusão, a elevação do capital social, democratização do acesso aos bens coletivos, a preservação do meio-ambiente, o protagonismo local e a integração com outros atores.
O governador Blairo Maggi participou da abertura do evento e elogiou a organização dos prefeitos que criaram o pólo há três anos, cuja finalidade é viabilizar projetos de desenvolvimento econômico. “Se existissem mais entidades como o Pólo, e todas agissem assim, facilitaria em muito o nosso trabalho”, disse o governador.
A entidade criada por prefeitos de 28 municípios dos dois Estados tem como preocupação a questão ambiental sem degradar o meio ambiente com a exploração racional dos recursos naturais existentes na região. Para tanto, serão implantadas as chamadas Agenda 21 (preservação ambiental) nos 28 municípios dos dois Estados. “Vai se criar sub-comissões onde cada região vai trabalhar a sua forma de organizar para que o setor moveleiro crie um grande pólo de desenvolvimento, que hoje são várias pequenas fabriquetinhas fabricando de forma não competitiva”, informou o prefeito de Sapezal Aldir Schneider, presidente do pólo. “O Governo do Estado está criando oportunidade para todo mundo e todos os setores”.
Segundo o prefeito, o Governo do Estado tem dado total apoio à iniciativa dos prefeitos para alavancar o desenvolvimento na região. Um dos compromissos assumidos e que está sendo cumprido refere-se às estradas. “Já estamos na 10ª reunião e a questão das estradas foi uma das primeiras reivindicações e hoje o resultado está aí, a conquista inclusive. Antes do governador Blairo Maggi ser candidato ela já concordava com o projeto. Quando ele ganhou avalizou o compromisso inicial e hoje estamos aí com a garantia do asfalto de Campo Novo até Juína, além de Juína a Vilhena (RO), que são os dois eixos de desenvolvimento que nós precisamos para a nossa região. Principalmente na região de Juína, Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena e Colniza”, disse Schneider.
“A região tem diversos problemas que são em comuns e que dizem respeito a todos os municípios. A melhor forma da gente resolver isso é colocá-los na mesa para decidir conjuntamente quais são os problemas prioritários a serem resolvidos. É isso que está sendo feito e daí contando coma sensibilidade nesse momento do governador e da sua equipe, que estão ouvindo e colocando as suas propostas para a solução desses problemas que são primordiais nesse momento. O que mais preocupa hoje nessa região sem sombra de dúvida é estrada em primeiro lugar. E em segundo plano a questão da energia e da saúde”, Aldir Peruzzo, prefeito de Juína
INFRA-ESTRUTURA - O secretário de Estado de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, informou que já foram assinados convênios com mais de 100 prefeituras. Desses, já liberou R$ 12 milhões para 60 convênios. “Temos que compartilhar tarefas. As demandas são extraordinárias. Estamos rediscutindo as prioridades no Estado”, disse ele durante o encontro, apresentando dados que mostram a precariedade de obras de infra-estrutura da gestão anterior. Em 2003, 86 pontes de madeira foram destruídas. Outras 43 rodaram com as chuvas; 98 têm que ser construídas, sendo que 11 pontes têm mais de 100 metros.
O secretário lembrou que as reivindicações feitas pelos prefeitos são iguais às cobranças feitas durante a Expedição Estradeiro II: estradas asfaltadas, energia que falta em abundância nessa região. “Com relação a questão das estradas nós temos no Programa Estradeiro um plano para essa região. Dos 340 km de Campo Novo Parecis a Juína 100 km serão asfaltadas esse ano. E outros 240 km com planejamento para 2005 e 2006. Esse ano as obras já estão em andamento de Brasnorte a Campo Novo do Parecis. E agora vamos lançar a licitação de Juína na direção de Brasnorte e garantir pelo menos 20 km de asfalto já esse ano”, disse.
O Estado mantém convênio com a Prefeitura de Juína para asfaltar a MT-319 do aeroporto até o trevo que vai para Vilhena (RO). “Temos um trabalho nessa rodovia de Juína para Vilhena, dentro do trecho de Mato Grosso. Em Juína temos um convênio com a associação de produtores para recuperação completa da estrada. Nas demais estradas, MT-206 e MT-208, temos contratos com empreiteiras que estão trabalhando. Além disso, lançamos convênio com todas as prefeituras da região: seja Colniza, Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena, Juína, Brasnorte, todas as prefeituras da região tem convênio. Tem dinheiro no caixa para recuperação de máquinas e equipamentos e para a compra de diesel para fazer conservação e manutenção de rodovias”, disse Pagot.
Em parceria com os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, o Estado executa um programa emergencial na MT-208. O município de Cotriguaçu está restaurando a estrada restaurada até o rio Juruena e Nova Bandeirante vindo pela MT-208 até o rio Juruena.
Os APLs são aglomerações de agentes econômicos, localizados em um mesmo território que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais. O objetivo é aumentar a competitividade dos produtos nacionais, buscando soluções práticas com foco nas necessidades dos setores e pólos produtivos, promovendo assim, a competitividade e a sustentabilidade do APL, estimulando e permitindo processos locais de desenvolvimento, como: a conexão com o mercado, sustentabilidade, inclusão, a elevação do capital social, democratização do acesso aos bens coletivos, a preservação do meio-ambiente, o protagonismo local e a integração com outros atores.
O governador Blairo Maggi participou da abertura do evento e elogiou a organização dos prefeitos que criaram o pólo há três anos, cuja finalidade é viabilizar projetos de desenvolvimento econômico. “Se existissem mais entidades como o Pólo, e todas agissem assim, facilitaria em muito o nosso trabalho”, disse o governador.
A entidade criada por prefeitos de 28 municípios dos dois Estados tem como preocupação a questão ambiental sem degradar o meio ambiente com a exploração racional dos recursos naturais existentes na região. Para tanto, serão implantadas as chamadas Agenda 21 (preservação ambiental) nos 28 municípios dos dois Estados. “Vai se criar sub-comissões onde cada região vai trabalhar a sua forma de organizar para que o setor moveleiro crie um grande pólo de desenvolvimento, que hoje são várias pequenas fabriquetinhas fabricando de forma não competitiva”, informou o prefeito de Sapezal Aldir Schneider, presidente do pólo. “O Governo do Estado está criando oportunidade para todo mundo e todos os setores”.
Segundo o prefeito, o Governo do Estado tem dado total apoio à iniciativa dos prefeitos para alavancar o desenvolvimento na região. Um dos compromissos assumidos e que está sendo cumprido refere-se às estradas. “Já estamos na 10ª reunião e a questão das estradas foi uma das primeiras reivindicações e hoje o resultado está aí, a conquista inclusive. Antes do governador Blairo Maggi ser candidato ela já concordava com o projeto. Quando ele ganhou avalizou o compromisso inicial e hoje estamos aí com a garantia do asfalto de Campo Novo até Juína, além de Juína a Vilhena (RO), que são os dois eixos de desenvolvimento que nós precisamos para a nossa região. Principalmente na região de Juína, Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena e Colniza”, disse Schneider.
“A região tem diversos problemas que são em comuns e que dizem respeito a todos os municípios. A melhor forma da gente resolver isso é colocá-los na mesa para decidir conjuntamente quais são os problemas prioritários a serem resolvidos. É isso que está sendo feito e daí contando coma sensibilidade nesse momento do governador e da sua equipe, que estão ouvindo e colocando as suas propostas para a solução desses problemas que são primordiais nesse momento. O que mais preocupa hoje nessa região sem sombra de dúvida é estrada em primeiro lugar. E em segundo plano a questão da energia e da saúde”, Aldir Peruzzo, prefeito de Juína
INFRA-ESTRUTURA - O secretário de Estado de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, informou que já foram assinados convênios com mais de 100 prefeituras. Desses, já liberou R$ 12 milhões para 60 convênios. “Temos que compartilhar tarefas. As demandas são extraordinárias. Estamos rediscutindo as prioridades no Estado”, disse ele durante o encontro, apresentando dados que mostram a precariedade de obras de infra-estrutura da gestão anterior. Em 2003, 86 pontes de madeira foram destruídas. Outras 43 rodaram com as chuvas; 98 têm que ser construídas, sendo que 11 pontes têm mais de 100 metros.
O secretário lembrou que as reivindicações feitas pelos prefeitos são iguais às cobranças feitas durante a Expedição Estradeiro II: estradas asfaltadas, energia que falta em abundância nessa região. “Com relação a questão das estradas nós temos no Programa Estradeiro um plano para essa região. Dos 340 km de Campo Novo Parecis a Juína 100 km serão asfaltadas esse ano. E outros 240 km com planejamento para 2005 e 2006. Esse ano as obras já estão em andamento de Brasnorte a Campo Novo do Parecis. E agora vamos lançar a licitação de Juína na direção de Brasnorte e garantir pelo menos 20 km de asfalto já esse ano”, disse.
O Estado mantém convênio com a Prefeitura de Juína para asfaltar a MT-319 do aeroporto até o trevo que vai para Vilhena (RO). “Temos um trabalho nessa rodovia de Juína para Vilhena, dentro do trecho de Mato Grosso. Em Juína temos um convênio com a associação de produtores para recuperação completa da estrada. Nas demais estradas, MT-206 e MT-208, temos contratos com empreiteiras que estão trabalhando. Além disso, lançamos convênio com todas as prefeituras da região: seja Colniza, Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena, Juína, Brasnorte, todas as prefeituras da região tem convênio. Tem dinheiro no caixa para recuperação de máquinas e equipamentos e para a compra de diesel para fazer conservação e manutenção de rodovias”, disse Pagot.
Em parceria com os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, o Estado executa um programa emergencial na MT-208. O município de Cotriguaçu está restaurando a estrada restaurada até o rio Juruena e Nova Bandeirante vindo pela MT-208 até o rio Juruena.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383840/visualizar/
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