Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Maio de 2004 às 16:28
Por: Edna Pedro

    Imprimir


O Projeto Nacional de Gestão Ambiental Rural-Gestar, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, em acordo de cooperação com a Organizações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), está sendo implantado em Mato Grosso na região do Araguaia sob a coordenação da Universidade do Estado de Mato Grosso e da organização não governamental do município de São Felix do Araguaia- ANZA.

Na quinta-feira (07.05) o escritório do Projeto denominado Gestar Araguaia foi inaugurado na cidade de São Félix, em cerimônia que reuniu representantes do Ministério do Meio Ambiente, coordenação nacional do Gestar, organizações não governamentais, movimentos populares, governos municipais, Empaer, Incra, Universidade, comunidades indígenas e sociedade.

O espaço sediará as ações do projeto que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável e a justiça ambiental mobilizando e integrando esforços dos organismos envolvidos, para assumirem um processo de gestão participativa que reflita na qualidade de vida e do meio ambiente, constituindo-se em um instrumento de política pública construído a partir do diagnóstico da própria comunidade.

A região onde o projeto está sendo desenvolvido reúne um conjunto de 17 municípios, envolvendo uma população de cerca de 100 mil habitantes. O Gestar divide a área de atuação em duas Unidades com base em suas dimensões e abrangência.

Na unidade do Araguaia que compreende o nordeste do Estado, incluindo as áreas dos afluentes do baixo Araguaia, estão implantados o maior número de assentamentos de reforma Agrária e concentração de pequenos agricultores de subsistência. A outra unidade reúne os municípios que faz divisa com a reserva indígena do parque do Xingu, região marcada pela agropecuária extensiva, denominada pela pecuária de corte. O projeto prevê estratégias diferentes de gestão para cada unidade, com base nas características do tipo de ocupação, tamanho das propriedades e modo de exploração da terra.

Para o coordenador do campus da Unemat do Médio Araguaia, em Luciara, Luiz Antonio Barbosa Soares, o Tonico, o grande diferencial deste projeto é o trabalho de mobilização das entidades civis organizadas e o envolvimento da comunidade que indica suas necessidades e as áreas prioritárias de atuação.

“A metodologia do Gestar oportuniza a participação da comunidade na construção de um projeto de desenvolvimento para o Araguaia. Isso é um grande avanço, pois definimos as prioridades de ações a serem desenvolvidas na região a partir do diagnóstico da própria comunidade. A participação popular garante maiores resultados” afirma Tonico.

O trabalho da Unemat frente ao projeto consiste na coordenação, avaliação e acompanhamento de todas as atividades, em particular, no desenvolvimento da pesquisa que indicará o diagnóstico das necessidades em cada área de atuação, além da realização do Plano de Gestão Ambiental Rural da região, a promoção de eventos e a articulação com os organismos do Estado, municípios e sociedade civil para gestão eficiente do projeto.

“Esse trabalho é o marco do envolvimento direto da universidade com a comunidade do Araguaia e nos leva a repensar o modelo de diagnóstico a ser executado”, ressalta Tonico.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana, o coordenador nacional do Gestar, Edgar Klever, o superintendente do Incra, Leonel Wohlfhart, Pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Ikeda, e membros das comunidades e entidades envolvidas com o projeto.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383888/visualizar/