Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Maio de 2004 às 11:16
Por: Henry Falbo

    Imprimir


Mais de 600 quilos de materiais apreendidos pelo Instituto Mato-grossense de Metrologia e Qualidade Industrial (Immeq), por estarem fora da conformidade, foram destruídos. Os produtos entre brinquedos, preservativos masculinos, mangueiras de gás, capacetes, pneus e materiais elétricos, foram esmagados por um trator de esteira.

Segundo Alessandra Coltri, membro da comissão instituída para dar destinação aos produtos apreendidos, apenas os fios de cobre, num total de quase 400 quilos, não foram destruídos, já que o cobre pode ser derretido e ter outra finalidade. Os fios foram cortados na tornearia São Jorge, em Várzea Grande, que prestou o serviço gratuitamente, já que era para uma causa social e o cobre foi doado a Fundação de Promoção Social (Prosol).

Alessandra Coltri diz que os demais produtos não poderiam ser reutilizados, uma vez que já foram apreendidos por não terem o selo de conformidade do Inmetro/Immeq. "Nós não poderíamos doar, por exemplo, os pneus, porque eles não possuíam a certificação de qualidade e isso pode colocar em risco a vida de pessoas", reforça Alessandra.

Para garantir que os produtos não fossem recolhidos, eles foram totalmente destruídos, com o trator passando diversas vezes por sobre eles. As camisinhas foram antes inutilizadas com um corte de tesoura.

A destruição aconteceu no aterro sanitário da Prefeitura de Cuiabá, onde também os produtos estão enterrados. Nem todo material apreendido pelo Immeq foi destruído desta vez. Muitos ainda estão em fase de recurso por parte dos fabricantes. Alessandra acredita quem no próximo mês de agosto poderá haver uma nova carga a ser destruída.

Em relação a alimentos e material escolar apreendidos pelo setor de Pré-Medidas, estes podem ser reaproveitados, porque normalmente estão apenas com o peso e tamanho fora do estabelecido, mas sua qualidade não é comprometida. Eles são doados a Prosol, que repassa a instituições de caridade.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383911/visualizar/