Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 15:05
Por: Carlos Martins

    Imprimir


O desenvolvimento da região do Araguaia passa pela concretização do Corredor Multimodal Centro Norte, do qual a BR-158, que liga Barra do Garças até o Pará, tem papel fundamental no escoamento da produção. Os investimentos na região e o asfaltamento de um trecho aproximado de 500 quilômetros da rodovia entre Ribeirão Cascalheira e Vila Rica serão discutidos durante a 6ª Megafeira que será realizada entre os dias 17 e 20 de junho em Vila Rica (1.258 km a Nordeste de Cuiabá). Estes e outros temas, que incluem um seminário sobre exportação de carne, exportação por meio do Porto de Itaqui (no Maranhão), logística de transporte e agronegócio foram apresentados pelos organizadores na manhã desta quarta-feira (28.04), ao secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato. O governo do estado já confirmou a instalação do governo no dia 17 de junho, em Vila Rica.

Entre os organizadores da 6ª Megafeira estão a Apamara (Agência de Desenvolvimento dos Empreendedores do Tocantins Araguaia) e a Companhia Vale do Rio Doce, por meio de uma empresa de consultoria. O presidente da Apamara, Adalberto Tokarski, disse que, com a implementação do corredor multimodal, o qual inclui também projeto de ferrovia e hidrovia, o desenvolvimento econômico da região terá um grande impulso. “Existe na região uma área de cinco milhões de hectares disponíveis”, afirmou Tokarski, que também é o presidente do Comitê Pró-Hidrovia Tocantins/Araguaia. Participaram da reunião o prefeito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva, o analista de mercado da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Eduardo Caléia, Alexandre Lobo Machado, da Campo Consultoria e Agronegócio (presta serviço para a CVRD), o produtor rural e suplente de deputado Helmut Lawisch e o empresário Victor Rodrigues da Costa.

Durante a Megafeira haverá o 2° Fórum sobre a BR-158, ocasião em que será discutido o asfaltamento do trecho faltante. Até lá, mecanismos em estudo sobre formas de financiamento serão apresentados. Existe o interesse de grandes companhias, com a Vale do Rio Doce, de viabilizar a construção de um corredor multimodal. A própria Vale do Rio Doce, representada na reunião pelo analista de mercado Eduardo Caléia, vem realizando estudos que indicam o enorme potencial de crescimento da agricultura a partir da viabilização dos projetos.

Apenas com o asfaltamento da rodovia, em cujo entorno estão localizados 15 municípios, os investimentos na região aumentariam diante da possibilidade de se escoar a produção. Segundo o secretário Vettorato, o potencial de crescimento de exportação da soja produzida no Estado é imenso, já que apenas a China, que em 2004 deverá comprar 21 milhões de toneladas de soja, em cinco anos projeta a compra de 45 milhões de toneladas.

O empresário Victor Rodrigues da Costa, diretor presidente da empresa Arroz Tio Jorge, anunciou durante a reunião que a empresa vai investir R$ 16 milhões na instalação da quinta indústria do grupo em Vila Rica. A empresa, cuja sede fica em Aparecida de Goiânia (GO), possui indústrias naquele estado, no Rio Grande do Sul, Tocantins e em Mato Grosso (Várzea Grande). Com a instalação da empresa em Vila Rica (irá proporcionar 200 empregos diretos), a Tio Jorge vai ter uma redução nos custos para colocar sua produção nos estados do Norte e Nordeste.

A primeira megafeira foi realizada em 2000 no município de Água Boa. Em 2001, em Barra do Garças, em 2002, em São Félix do Araguaia e, no ano passado, em Canarana. Agora, em 2004, entre os dias 26 e 30 de maio, a 5ª Megafeira vai acontecer em Colinas do Tocantins (TO). Em junho, na 6ª Megafeira, além do governador Blairo Maggi, estão sendo esperados os governadores de Tocantins e do Maranhão. Durante os três dias do evento – 17 a 20 – estarão reunidos prefeitos, produtores rurais, e também autoridades federais e estaduais. Além dos seminários previstos, o evento terá exposição de máquinas, equipamentos, insumos, serviço e show agrícola com várias demonstrações. A agricultura familiar também estará presente. Entre os parceiros do evento estão os governos Federal e Estadual, ministérios dos Transportes, Agricultura, AMBA (Associação dos Municípios do Baixo Araguaia), AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), Embrapa e a AHITAR (Administração das Hidrovias do Tocantins e Araguaia).




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384637/visualizar/