Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Abril de 2004 às 13:04
Por: Maria Barbant

    Imprimir


Por recomendação do chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Governo Federal, Valmir Lemes de Oliveira, o modelo de implementação do órgão em Mato Grosso servirá de parâmetro para a implantação do GGI no Estado do Tocantins.

Oliveira que esteve em Cuiabá na última semana (20.04), representando o Senasp na sétima reunião do Gabinete de Gestão Intregada (GGI/MT), e conheceu os projetos que estão sendo desenvolvidos no Estado na área de prevenção ao uso de drogas, destacou o trabalho que vem sendo realizado no Estado. Mato Grosso, junto com o GGI de Pernambuco, vem sendo considerados pelo Governo Federal como experiências positivas para as demais unidades da federação, no atendimento da filosofia de trabalho conjunto entre os diversos organismos de segurança pública.

Na reunião o chefe de gabinete lembrou que o GGI nasceu da idéia de que todas as instituições da área de segurança pública, em um momento, devem agir de forma integrada. “Assim estaremos garantindo um melhor resultado, no menor espaço de tempo, para a sociedade. A imagem do GGI é a colaboração. E é isso que estamos vendo em Mato Grosso, as instituições trabalhando de forma integrada, em busca de resultados práticos", salientou o representando da Senasp.

Esta não é a primeira vez que outros Estados solicitam a colaboração de Mato Grosso na implantação de seus gabinetes. Desde que foi criado no ano passado, o GGI de Mato Grosso já subsidiou os Estados do Pará, Roraima, Acere, Piauí, Amapá, Rio Grande do Norte e Rondônia com a sua experiência.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, falou sobre a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo GGI. “Uma das primeiras e mais significativa ação concreta promovida pelo Gabinete foi à aproximação entre as instituições, à integração das informações relacionadas às áreas de Inteligência dessas instituições e o desenvolvimento de políticas e ações integradas”, destacou ele.

“O mais importante nesse trabalho é a integração dos objetivos das instituições e, a partir daí, muitas ações estão sendo e serão desenvolvidas com o objetivo de combater a criminalidade e reduzir os níveis de violência em Mato Grosso”, finalizou Célio Wilson.

IMPLANTAÇÃO - O Gabinete de Gestão Integrada foi implantado no Estado em agosto de 2003 com o objetivo de ser uma instância de discussão e elaboração de propostas de ações para a segurança pública.

O Gabinete é uma das prerrogativas do Plano Nacional de Segurança Pública e tem em sua composição representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública; Polícia Militar; Polícia Judiciária Civil; Superintendência da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal; Superintendência de Perícias e Identificação; Secretaria Adjunta do Sistema Prisional; SENASP/Ministério da Justiça, Guardas Municipais e Corpo de Bombeiros, além de convidados como representantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), do Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Justiça Federal, Procuradoria da República e ABIN.

A próxima reunião ordinária do GGI acontecerá no dia 18.05, na 13ª Brigada do Exército, as 14 hs.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384879/visualizar/