Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Abril de 2004 às 17:10
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


“Queremos que a Unemat mostre seu trabalho e que a equipe de Governo possa contar com ela para o desenvolvimento de projetos importantes.” A afirmação é da secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira. A aproximação com a Unemat é uma das principais metas da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), que está fazendo reuniões com os segmentos da administração dos 11 campi da universidade. A idéia é levar a Secitec a participar ativamente do cotidiano da Unemat, auxiliando e contribuindo em suas discussões.

DIÁLOGO - O diálogo mais estreito entre a Unemat e a Secitec é desejada por ambas as instituições. Flávia recorda que, no início do ano, em reunião com o reitor Taisir Mahmud, foi colocada a necessidade de realizar encontros entre a Secitec e os diferentes setores da administração da Unemat, a fim de expor as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas universidades e discutir suas perspectivas. A primeira reunião aconteceu no campus de Cáceres, quando esteve reunida toda a equipe da reitoria, institutos e faculdades. A próxima reunião foi com os coordenadores dos campi, no último dia 19, na qual foram apresentadas as mudanças ocorridas na Secitec e na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), além das inovações implantadas na gestão da Educação Profissional, com a criação do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec). “Também quisemos ouvir dos coordenadores as peculiaridades e dificuldades de cada campus e fazer uma indicação no sentido de mostrar mais os resultados do trabalho da Unemat”, explica a secretária.

AVALIAÇÃO - Entre as atividades que serão feitas em parceria está o Programa de Meta-Avaliação da Unemat, com o qual pretende-se avaliar os métodos de avaliação utilizados pela universidade. O programa, que é baseado no sistema de avaliação já usado na Unemat (Programa de Avaliação Institucional da Unemat), está em sua fase de sensibilização da comunidade acadêmica da universidade, e está sendo bem aceito. “Queremos melhorar o programa de avaliação que a Unemat já tem”, ressalta Flávia. “Para isso iremos contar com a experiência de apoiadores externos como a Unesco.” Flávia explica que a melhoria da avaliação é importante até para a universidade definir melhor a suas atividades, seu orçamento, etc.

O Programa de Meta-Avaliação foi elaborado pela Superintendência de Gestão de Educação Superior da Secitec. Ele será apresentada a Unesco, que somará a sua experiência no ramo para a melhoria do documento. Flávia destaca que os coordenadores dos campi concordaram totalmente com a nova proposta e com a participação da Unesco.“Todos ganham; é bom para todo mundo”, observa ela. Depois de discutida com a Unesco, a proposta será apresentada a Unemat.

AGENDA – Entrar em contato direto com todos os campi da Unemat é outro objetivo da Secitec e uma solicitação feita pelos coordenadores regionais da instituição. Para isso, Flávia Nogueira e o reitor da Unemat irão fechar uma agenda comum de visitas aos campi, que acontecerão entre maio e julho. “Vamos conversar com professores, funcionários, coordenadores, tratando, inclusive, de forma informal, sobre a proposta de Meta-avaliação da Unemat”, diz Flávia.

CONCURSOS - Um dos grandes problemas da Unemat, a falta de um quadro de professores e técnicos efetivos também tem preocupado a Secitec. “Todos os esforços estão sendo feitos para a que o concurso público aconteça”, observa Flávia, informando que o processo para concurso para técnicos está em avaliação na Secretaria de Estado de Administração (Sad) há seis meses. Em relação aos professores, a necessidade e a importância do concurso terá que ser comunicada pelo reitor da Unemat ao governador Blairo Maggi. “Decidida à realização do concurso, a própria universidade decidirá que áreas receberão os concursados.”




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385135/visualizar/