Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Abril de 2004 às 13:38
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Na busca pelo estabelecimento de uma política de resgate da cidadania indígena, o Governo do Estado vem desenvolvendo ações nas reservas de Mato Grosso, como o Programa de Economia Auto-sustentável desenvolvido na reserva de Sangradouro, localizada no município de Primavera do Leste (230 quilômetros de Cuiabá), aonde índios das etnias Xavante e Bororo vem desenvolvendo o plantio de arroz, mandioca e frutas. Neste sábado (24.04), o governador Blairo Maggi participa do início da colheita de arroz na aldeia Volta Grande, na reserva Sangradouro, acompanhado por secretários de Estado e autoridades do município.

Os insumos, sementes e mudas para o plantio do arroz, verduras e frutas foram doadas por produtores rurais de Primavera do Leste, por meio da parceria estabelecida entre Estado, município com a assinatura de um protocolo de intenções.

De acordo com o Superintendente de Política Indígena do Estado, Idevar Sardinha, o Governo vem através das assinaturas de protocolos, em conjunto com a sociedade envolvente, municípios e também o Governo Federal, buscando encontrar soluções pacíficas nas regiões de conflitos das reservas indígenas. “O Governo do Estado tem se preocupado em quebrar paradigmas na condução da política indígena e buscar soluções para amenizar problemas que se acumularam por séculos”, ressalta Sardinha.

De acordo com o coordenador do programa desenvolvido em Sangradouro, Joelson Brito, o plantio nas aldeias vem de encontro aos problemas enfrentados pelos índios, como a falta de alimentos, além de devolver a dignidade por meio do trabalho.

Os índios vão colher cerca de 210 hectares de arroz, sendo que destes, 150 foram plantados na aldeia Sangradouro, 40 hectares na aldeia Volta Grande e 20 hectares na aldeia Kododorijare, onde moram cerca de 86 Bororo.

Foram plantados 17 hectares de mandioca e cerca de 750 árvores frutíferas nas aldeias, produção que já começou a ser colhida.

O Governo vem desenvolvendo outras ações na reserva Sangradouro, por meio das secretarias de Estado, como a de Saúde e Infra-Estrutura. Entre elas estão a construção de um posto de saúde, a ser inaugurado em breve, e a construção de 20 casas, por meio do Programa “Meu Lar”. As casas que serão construídas pelo Governo do Estado terão 62 metros quadrados com custo de R$ 15 mil por unidade.O investimento total é de R$ 300 mil reais e as obras estão previstas deverão ser iniciadas até maio.

Outras 40 casas neste mesmo modelo já foram construídas na aldeia. O projeto padrão exigido pelos índios teve sua implementação iniciada por meio de uma Missão Salesiana, e acompanharão o modelo das demais casas existentes na aldeia, em formato circular.

Na reserva Sangradouro vivem atualmente cerca de 874 índios, entre Xavante e Bororo.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385139/visualizar/