Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 23 de Abril de 2004 às 10:03

    Imprimir


Investigações conduzidas pelo FBI e pelo Departamento de Justiça norte-americano identificaram mais de 100 pessoas nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia acusados de distribuir ilegalmente pela internet programas, games, músicas e filmes.

O conteúdo pirateado está avaliado em mais de US$ 50 milhões, mas o prejuízo pode ser maior, pois os arquivos foram copiados diversas vezes, disseram autoridades dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

Segundo oficiais, mais de 120 buscas foram conduzidas em 24 horas em 27 Estados norte-americanos e 10 países. Entre os países que foram investigados estão a Alemanha, Bélgica, Cingapura, Dinamarca, França, Holanda, Hungria, Israel, Reino Unido e a Suécia. O objetivo das batidas era desmantelar grupos de warez como Fairlight, Kalisto, Echelon, Class, Project X e APC.

Warez é um termo usado para identificar programas piratas, que são freqüentemente distribuídos pela web por meio de programas de compartilhamento de arquivos. Os programas também estão disponíveis em sites e outros meios.

A iniciativa, conhecida como "Operação Fastlink [link rápido, em tradução livre para o português", resultou na apreensão de mais de 200 computadores, sendo que 30 deles eram usados para armazenar e enviar milhares de cópias de material pirateado. Apenas um dos servidores tinha mais de 65 mil arquivos.

Apesar da identificação dos suspeitos e apreensão dos micros, ninguém foi preso imediatamente.

"A pirataria é um problema global e atinge todas as economias", disse o secretário de Justiça norte-americano, John Ashcroft. "Para quebrarmos essas organizações, precisamos responder globalmente", disse.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385169/visualizar/