Posse de cartões chega a 75% da população brasileira, diz Abecs
A posse de cartões de crédito, débito e de rede ou loja no Brasil aumentou neste ano, chegando a 75 por cento da população, informou a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o que revela o rápido processo de substituição de dinheiro como meio de pagamento.
A posse de cartões entre os brasileiros era de 68 por cento em 2011, segundo a entidade, citando a 5a edição da pesquisa sobre a indústria, encomendada ao Instituto Datafolha.
Nos estabelecimentos comerciais, os meios eletrônicos de pagamento também ganharam espaço e agora respondem pela maior fatia do faturamento, 58 por cento.
O uso de cédulas como meio de pagamento caiu de 58 por cento no ano passado para 52 por cento neste ano, diz a pesquisa. O estudo ouviu consumidores e estabelecimentos de 11 capitais brasileiras, registrando a opinião de quase quatro mil pessoas entre junho e julho deste ano.
"Isso aqui foi um universo controlado de consumidores, mas a pesquisa mostra que entre os entrevistados existe tendência de crescimento, de 2 a 3 por cento, para o próximo ano," disse o presidente da Abecs, Claudio Yamaguti, em entrevista coletiva de imprensa em São Paulo.
Para Yamaguti, os resultados e as perspectivas entregues pela pesquisa "indicam o rápido processo de substituição de meios de pagamento em favor dos meios eletrônicos. Isso é bom para a economia e o consumidor".
Os números mostram que as tendências de crescimento do setor devem continuar pelo menos pelo próximo ano, segundo ele.
A Abecs espera aumento no volume financeiro das transações feitas com cartões de 21 por cento neste ano, representando um montante de 813 bilhões de reais em 2012.
(Por Guillermo Parra-Bernal)
Comentários