Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 11:18
Por: Antônio de Souza

    Imprimir


Aripuanã, MT – Fundado em 31 de dezembro de 1943, o Município de Aripuanã, sede da escola criativa São Francisco de Assis, só foi instalado em 19 de abril de 1944. Parte do seu território foi transferida, por decreto de 31 de maio desse ano, para o Distrito de Tabajara, no Território Federal do Guaporé. Durante muitos anos, o Município ficou à margem da movimentação do Estado de Mato Grosso, vivendo mais na dependência de Manaus (AM).

Antes de ser criado às margens do rio que lhe empresta o nome, junto às cachoeiras de Dardanelos e das Andorinhas, Aripuanã era uma verdadeira região de Mato Grosso, compreendendo o que hoje são os Municípios de Alta Floresta, Apiacás, Castanheiras, Cotriguaçu, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Monte verde, entre outros.

A população estimada do Município hoje, segundo o IBGE, é de 27 mil habitantes. O extrativismo vegetal, a pecuária extensiva e o turismo ecológico constituem as principais atividades econômicas de Aripuanã.

O atual prefeito é o médico Agostinho Carvalho Teles (PPS), que está no seu segundo mandato.

Na cidade, o Governo Blairo Maggi está construindo 25 casas populares dentro do Programa Meu Lar. Cada unidade habitacional tem 32 metros quadrados com sala, cozinha, dois quartos e banheiro. A obra custa R$ Transportes e Habitação (Fethab). A construção de outras 25 casas foi autorizada pelo governador Blairo Maggi, na sua passagem pela cidade, durante a Expedição Estradeiro 2, em fevereiro passado.

O Governo também constrói na cidade uma escola-modelo e iniciará, no segundo semestre, a reforma da Escola São Francisco de Assis (as paredes de mogno serão substituídas por alvenaria). À Prefeitura foi doada uma motoniveladora e, em breve, será assinado um convênio com a Secretaria de Transportes para a implantação de 7 mil metros de asfalto na área urbana de Aripuanã




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385281/visualizar/