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Economia
Quarta - 21 de Abril de 2004 às 19:20
Por: Maurício Eirós

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SANTOS - O Ministério dos Transportes começou a discutir, com as Companhias Docas e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), uma espécie de plano nacional para o setor portuário. A política nacional portuária ou plano diretor dos portos terá como objetivo organizar e unificar as ações das Companhias, evitando o sectarismo e buscando melhorar os resultados atingidos pelos terminais portuários.

A decisão para elaborar o plano foi tomada ontem durante a primeira reunião do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, com todos os diretores e presidentes das Docas, realizada em Brasília. Segundo o ministro, é necessário agilizar e unificar os procedimentos, além de estreitar a relação entre o Ministério e as Companhias, com o objetivo de aumentar a competitividade e a qualidade dos serviços prestados ao País.

Não há prazo previsto para sua elaboração. A idéia do projeto é melhorar os resultados apresentados pelos terminais portuários brasileiros. Durante a reunião, as diretorias das Companhias Docas apresentaram seus resultados durante 2003 e o início deste ano, mostrando também os principais problemas que estão sendo enfrentados pelas empresas.

Segundo informações dos próprios diretores, no geral, os terminais portuários fecharam o ano passado com melhorias nos índices de movimentação de cargas e nos lucros das companhias em comparação com o ano de 2002. Entre os destaques, está o Porto de Santos que teve aumento de 12,35% na movimentação de cargas em 2003. Esta foi a segunda maior taxa de crescimento anual registrada nos últimos 15 anos, superada apenas pelo índice verificado em 1994, de 17,20%.

Os cinco portos administrados pela Companhia Docas do Pará (CDP) apresentaram crescimento de 30% na movimentação de cargas em 2003, em comparação com o ano de 2002. No primeiro trimestre deste ano, a movimentação foi 40% superior à registrada nos três primeiros meses do ano passado.

O Porto de Fortaleza também apresentou crescimento. As operações de cabotagem naquele terminal portuário foram 42% superiores as efetuadas em 2002 e o porto atingiu a posição de segundo maior na movimentação de contêineres da região nordeste. Outro destaque também ficou por conta da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), que fechou o ano de 2003 com lucro líquido de R$ 15,4 milhões.




Fonte: Estadão.com

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