Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 13:15
Por: Maria Barbant

    Imprimir


A Polícia Militar, através do Grupamento Aéreo (Graer) lança hoje, às 15 hs, no auditório da Fiemtec, em Cuiabá, o curso de Tripulação Operacional Multimissão. O curso com duração de sete (07) semanas vai formar 25 novos tripulantes, três deles do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina.

Hoje o efetivo do Graer conta com 18 policiais entre tripulantes e pilotos. Os seis pilotos em operação são todos oficiais da corporação.

De acordo com o comandante do Graer, major Mariano Mattos do Nascimento, o objetivo do curso é formar pessoal capacitado para atender a demanda existente no Estado e padronizar as ações do Grupamento, que conta hoje com um helicóptero, o Águia Uno, em operação há seis anos. Com o curso, os novos tripulantes vão auxiliar nos resgates e ações de apoio.

Segundo o coronel Victor Hugo Metello de Siqueira, comandante geral da PM, a intenção do Governo do Estado, é no futuro, ampliar o número de aeronaves do Graer com a aquisição de pelo menos mais um avião e um helicóptero e a incorporação de homens do Corpo de Bombeiros e também da Polícia Judiciária Civil, ao efetivo do Grupamento.

O CURSO - Entre os participantes do curso para tripulantes operacionais estão 13 praças (soldados, cabos e sargentos), da PM, cinco soldados do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e dois do Rio de Janeiro, um policial civil da Gerência de Operações Especiais (GOE), e um funcionário do Ibama.

O curso irá abordar questões técnicas relativas à aeronave, segurança de vôo, navegação, armamento e tiro, técnicas de combate à incêndio e resgate e atendimento pré-hospitalar, entre outras disciplinas.

Durante o curso haverá demonstração da utilização de novos equipamentos de resgate, entre eles, o utilizado no salvamento de pessoas afogadas.

A aula inaugural, abrindo oficialmente o curso, contará com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Victor Hugo Mettelo de Siqueira, e demais autoridades militares.

PRIORIDADE – Segundo o secretario de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, entre as prioridades estabelecidas pelo Governo do Estado para a Polícia Judiciária Civil e a Polícia Militar de Mato Grosso é a formação e a capacitação. Está sendo feita em toda a segurança pública, uma completa reestruturação na formação e requalificação policial. As mudanças vão desde a inclusão de novas disciplinas e aumento da carga horária nas academias, até aquelas de conteúdo teórico e prático dos cursos. “O objeto é tornar os policias mais preparados para o combate e o enfrentamento da violência e a formação do “policial cidadão”, um profissional cujas ações estão também voltadas ao social”, salientou ele.

De acordo com o coronel Antonio Benedito Campos Filho, diretor de Ensino da Polícia Militar e comandante da Academia de Oficiais, o Curso de Formação de Oficiais (CFO), teve um aumento de quase 800 horas/aulas, saltando de pouco menos de 4 mil horas aulas para 4.780, com o mesmo tempo de duração, de três anos. Para os alunos-oficiais, o número de aulas ao dia passou de uma média de quatro para seis. Já na formação dos praças (soldados, cabos e sargentos) a carga horária pulou de 750 para 875.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385580/visualizar/