Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 09:51
Por: David Whithehouse

    Imprimir


O mais distante planeta já detectado por telescópio foi descoberto por cientistas na semana passada a uma distância de 17 mil anos-luz da Terra.

O planeta, que tem uma vez e meia o tamanho de Júpiter, só pôde ser descoberto por causa de um efeito previsto por Albert Einstein em sua Teoria Geral da Relatividade.

Observatório Las Campanas

O planeta foi detectado graças à Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein Einstein disse que uma estrela ou um planeta que passe exatamente em frente a uma outra estrela serve como uma "lente de ampliação". Isso porque o campo gravitacional da estrela ou do planeta que passa em frente acaba curvando e concentrando a luz da estrela que está atrás.

Assim, ao observarem duas oscilações sucessivas de luz em uma estrela, sendo que, em uma delas, o objeto que passava em frente tinha apenas 0,4% da massa do objeto da outra oscilação, os cientistas concluíram que se tratava de uma estrela e de um planeta (que giraria em torno dela).

Sagitário

O planeta recém-descoberto fica na constelação de Sagitário e orbita uma estrela anã-vermelha.

O planeta provavelmente está a uma distância dessa estrela de apenas três vezes a distância entre o Sol e a Terra.

A descoberta só foi possível graças à cooperação entre os astrônomos do projeto Observações de Microlentes na Astrofísica e do Experimento de Lente Óptico Gravitacional.

"Estou muito entusiasmado para ver a previsão se tornar realidade com essa primeira detecção de planeta por meio de microlente", afirmou Bohdan Paczynski, professor da Universidade Princeton e pioneiro na sugestão do uso da teoria para buscar planetas.

Ele disse acreditar que, nos próximos anos, mais planetas, até do tamanho da Terra, poderão ser encontrados.




Fonte: Da BBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385628/visualizar/