Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Abril de 2004 às 11:00
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, e a adjunta da pasta, Jackeyline Mapurunga, participam na semana que vem de um conjunto de reuniões de apresentação do Programa de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, o MT Regional, aos parceiros do programa.

A primeira reunião acontece na segunda-feira (19.04), às 8h30, quando as secretárias e demais secretários de Governo se reúnem com técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Às 15h, o programa será apresentado à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

A Embrapa e a AMM farão parte do Conselho Consultivo do MT Regional, que será formado por entidades empresariais, federações, associações comerciais, assentamentos e vilas rurais e universidades, além do Sebrae, da Cemat e da Fundação Mato Grosso. Ao lado do Conselho Gestor – formado pelas secretarias de Estado – o Conselho Consultivo definirá que cadeias produtivas serão priorizadas este ano pelo programa, uma vez que as regiões a serem atingidas nos próximos três anos já estão definidas.

Este ano serão atingidas a Baixada Cuiabana, a região de Alta Floresta, a de São Félix do Araguaia (Baixo Araguaia) e a de Juína. Em 2005 será a vez das regiões de Juara, Cáceres e Barra do Bugres e em 2006 das de Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop. Em cada região, foram identificadas diversas cadeias produtivas que, a partir daí, serão selecionadas para o desenvolvimento do trabalho.

Na região de Cuiabá e Várzea Grande, as principais cadeias produtivas identificadas foram as de turismo, hortifruticultura, piscicultura, amidos (milho, mandioca, arroz), bovinocultura (carne, leite, couro) e silvicultura. Já na região norte (Alta Floresta e Portal do Amazonas), além do amido, da bovinocultura de corte, da silvicultura e do turismo, o cacau, o café, o feijão, o coco, a madeira, a castanha, a criação de aves e pequenos animais e a apicultura também se destacaram como fortes vocações.

Na região do Baixo Araguaia, além das culturas identificadas anteriormente, destaca-se a cultura da mamona, a avicultura e a suinocultura, além da cana-de-açúcar e do gado de leite. A agropecuária orgânica foi vocação de destaque na região de Juína, além da madeira, da bovinocultura de corte e de leite, do turismo, da piscicultura e da mandioca.

PROGRAMA - O MT Regional é um programa de Governo que congrega todas as secretarias de Estado, cujo objetivo é organizar e estimular o desenvolvimento das cadeias produtivas (conjunto de etapas pelas quais passam e se transformam os diferentes insumos). Isso será feito por meio da sincronização das ações das secretarias, o que evitará, por exemplo, a sobreposição de projetos ou programas sobre o mesmo tema e na mesma região. Com isso, além de se reduzir gastos públicos, agiliza-se o trabalho do Governo.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) são as coordenadoras executivas do MT Regional, cuja coordenação geral é da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). Na terça-feira (20.04), Flávia Nogueira participa da apresentação do programa aos secretários de todas as secretarias, às 14h, na Seplan. Quinta-feira (22.04), a secretária adjunta, Jackeyline Mapurunga, participa da apresentação do MT Regional à Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), às 9h, à Caixa Econômica Federal, às 10h e ao Cefet-MT, às 17h. Na sexta-feira (23.04), Flávia Nogueira participa da apresentação ao CDL, às 10h30, ao Senai, às 14h30 e ao Sesi, às 15h.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385800/visualizar/