Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Abril de 2004 às 18:29
Por: Edna Pedro

    Imprimir


Discussões sobre o papel do engenheiro de produção agroindustrial frente aos desafios da produção e distribuição mundial nortearam, na noite de quarta-feira (14.04), no Campus da Unemat em Barra do Bugres (160 km da capital), as atividades da II Semana de Engenharia de Produção Agroindustrial, com palestra promovida pelo professor da Universidade Estadual do Paraná / Campus de Campo Mourão, Dieter R. Luewig.

Na ocasião, o professor elencou como um dos maiores desafios encontrados nas relações de consumo, o mau aproveitamento da produção. Segundo ele, um terço de toda produção agrícola brasileira é jogada no lixo. “A indústria está produzindo mais lixo do que produto por falta de tecnologia”, afirma, indicando a necessidade de se produzir mais e melhor.

O evento, que teve início na última segunda-feira, realizado pelo Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Produção e pelo departamento, consiste na oferta de cursos e palestras, tendo a colaboração de profissionais da área na socialização de conhecimentos e experiências desenvolvidas no âmbito da produção, organização e distribuição de produtos bem como outras relações presentes no mercado de consumo.

Um dos principais objetivos da Semana, segundo o chefe de departamento do curso de Engenharia de Produção, Alexandre Gonçalves Porto, é oportunizar aos acadêmicos a interação com situações reais e atualizadas, sob diversas óticas, ampliando as discussões e aprofundando os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Na avaliação dos acadêmicos essa necessidade vem sendo suprida com a participação e esforço conjuntos entre a Universidade e alunos, no momento em que partilham a responsabilidade na promoção de ações e eventos dessa natureza. “A nossa participação efetiva junto a Universidade na busca de promoção de conhecimentos e qualificação só vem somar na qualidade do curso e no desenvolvimento de nossas ações futuras como profissionais”, afirma Rodrigo Fantasia, acadêmico do terceiro ano de Engenharia.

Durante toda semana estão sendo ofertados cursos sobre Associativismo e Cooperativismo, Piscicultura, Fruticultura Básica e Automação Industrial, ministrados pelos facilitadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Gabriela Costa Marques, Teonilo C. de Souza, Valéria C.E. de Souza e pelo doutor em Física da Unemat, Campus de Barra Bugres, Flávio Telles.

Ofertados em regime de 32 horas, os cursos têm o propósito de estreitar a ligação entre o conhecimento teórico e o prático, e estão sendo desenvolvidos com aulas de campo e visitas técnicas a associações, cooperativas e industrias de produção.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385971/visualizar/