Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Segunda - 06 de Janeiro de 2014 às 13:17

    Imprimir


Previsto para ser cumprido até dezembro de 2013, o cronograma da reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, situado na Zona Oeste de Manaus, foi alterado. A nova data para a conclusão das obras é abril deste ano, prazo final para entrega de empreendimentos destinados à Copa do Mundo. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aponta a logística e as chuvas na região como causas para o atraso. Mesmo com a mudança, parte da obra deve ser entregue ainda em janeiro, segundo a estatal.


 
De acordo com a Infraero, a obra está em fase de conclusão. Até novembro do ano passado, 78,56% dos trabalhos já haviam sido executados. A previsão é que alguns espaços como saguão, salas de embarque e desembarque e a área total do estacionamento de veículos sejam liberados neste mês. Em outubro de 2013, parte do estacionamento reformado foi parcialmente liberado para uso. Em dezembro do mesmo ano, uma chuva alagou parte de estacionamento. A Infraero informou que faz reparos para evitar novos problemas na área.


 
A conclusão total das obras está prevista para abril de 2014, quando encerra o cronograma das obras de Matriz de Responsabilidades das cidades da Copa do Mundo. "A mudança na data de entrega total das obras ocorreu por fatores como as dificuldades logísticas da região, que influenciaram no prazo de entrega de materiais e equipamentos para a obra. Além disso, a ocorrência de chuvas acima do esperado também afetou a execução de alguns serviços nas áreas externas", informou a estatal ao G1.


 
A Infraero informou ainda que após a entrega de parte das obras em janeiro, "as áreas antigas - onde a operação estava ocorrendo - serão reformadas".



Reforma


 
O projeto, orçado em R$ 444,46 milhões, foi idealizado para a Copa de 2014. As obras foram iniciadas em novembro de 2011, e devem ampliar a área atual de 39,4 mil m² para 97,25 mil m². A capacidade de passageiros deve subir de 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros por ano. Os trabalhos incluem a reforma da área de desembarque internacional e doméstico, sala de desembarque remoto, além do saguão público, estacionamento e praça de alimentação.


 
Com a reforma, o número de 79 pontos comerciais deve saltar para 133 lojas. Ao todo, serão 87 balcões de check-in, 16 elevadores sociais, seis elevadores de serviço, 13 escadas rolantes e oito pontes de embarque.


 
Entre os piores da Copa


 
Em maio de 2013, o Eduardo Gomes foi classificado entre os três piores aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A pesquisa, realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, ouviu mais de 20 mil passageiros.


 
 
No levantamento, os passageiros foram ouvidos a respeito de 41 requisitos que dizem respeito ao conforto oferecido pelo aeroporto, ao acesso até o local, aos procedimentos de embarque e até à limpeza dos banheiros, dentre outros aspectos.




Fonte: Do G1 AM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386/visualizar/