Repórter News - reporternews.com.br
Amazon também entra no mercado de sites de busca
Sem fazer muito barulho, a loja virtual Amazon.com lançou nesta quarta-feira um site de pesquisas na web que vai concorrer com nomes conhecidos como o Yahoo! e MSN, portal da Microsoft que deve lançar um mecanismo de busca até o fim do ano.
O site, chamado de A9.com (www.a9.com), está em fase de testes e permite, além de pesquisas no conteúdo da web, encontrar informações sobre os produtos vendidos pela loja virtual.
O site tem duas barras laterais, uma para ver os resultados encontrados na Amazon.com [que são fornecidos pelo Google] e outra que mostra o histórico de pesquisas do internauta. Essas barras podem ser arrastadas e dimensionadas de acordo com a vontade de usuário.
É possível, por exemplo, esconder os resultados da pesquisa por páginas e conferir os produtos oferecidos na loja virtual. O site oferece ainda uma busca por informações nos textos dos livros vendidos pela Amazon.com.
Ao contrário de outros mecanismos de busca, os internautas podem se conectar ao A9.com usando o mesmo nome de usuário e senha da Amazon. Uma vez registrado, o sistema do site vai organizar um histórico com as pesquisas já realizadas.
E, apesar de ter os resultados fornecidos pelo Google, o A9.com tem filtros. Uma pesquisa com a palavra "porn" [abreviação para pornografia, em inglês], por exemplo, mostrou links para artigos sobre grupos contra a pornografia, documentários e artigos sobre o assunto. Uma pesquisa usando o Google mostrou sites de sexo.
Assim como a concorrência, o A9.com oferece uma barra para o Internet Explorer que tem todos os recursos encontrados no site e também bloqueia janelas pop-ups.
De acordo com analistas, as ferramentas de busca na web --um segmento hoje dominado pelo Google-- será uma parte importante da estratégia de todas as grandes empresas de internet.
O site A9.com, por enquanto, depende muito das parcerias com o Google e com a Alexa, que, respectivamente, fornecem os resultados das pesquisas e links relacionados.
Uma porta-voz do site se recusou a dizer se a companhia pretende criar um mecanismo de busca proprietário para competir com o Google, Yahoo! e outros sites. Ela também não disse quanto tempo deve durar a fase de testes do A9.com.
"Criar uma ferramenta de busca de comércio eletrônico faz parte do desenvolvimento da Amazon", disse a porta-voz. Segundo ela, a empresa caminha para ser uma companhia de serviços na área de tecnologia e não apenas uma loja virtual.
O site, chamado de A9.com (www.a9.com), está em fase de testes e permite, além de pesquisas no conteúdo da web, encontrar informações sobre os produtos vendidos pela loja virtual.
O site tem duas barras laterais, uma para ver os resultados encontrados na Amazon.com [que são fornecidos pelo Google] e outra que mostra o histórico de pesquisas do internauta. Essas barras podem ser arrastadas e dimensionadas de acordo com a vontade de usuário.
É possível, por exemplo, esconder os resultados da pesquisa por páginas e conferir os produtos oferecidos na loja virtual. O site oferece ainda uma busca por informações nos textos dos livros vendidos pela Amazon.com.
Ao contrário de outros mecanismos de busca, os internautas podem se conectar ao A9.com usando o mesmo nome de usuário e senha da Amazon. Uma vez registrado, o sistema do site vai organizar um histórico com as pesquisas já realizadas.
E, apesar de ter os resultados fornecidos pelo Google, o A9.com tem filtros. Uma pesquisa com a palavra "porn" [abreviação para pornografia, em inglês], por exemplo, mostrou links para artigos sobre grupos contra a pornografia, documentários e artigos sobre o assunto. Uma pesquisa usando o Google mostrou sites de sexo.
Assim como a concorrência, o A9.com oferece uma barra para o Internet Explorer que tem todos os recursos encontrados no site e também bloqueia janelas pop-ups.
De acordo com analistas, as ferramentas de busca na web --um segmento hoje dominado pelo Google-- será uma parte importante da estratégia de todas as grandes empresas de internet.
O site A9.com, por enquanto, depende muito das parcerias com o Google e com a Alexa, que, respectivamente, fornecem os resultados das pesquisas e links relacionados.
Uma porta-voz do site se recusou a dizer se a companhia pretende criar um mecanismo de busca proprietário para competir com o Google, Yahoo! e outros sites. Ela também não disse quanto tempo deve durar a fase de testes do A9.com.
"Criar uma ferramenta de busca de comércio eletrônico faz parte do desenvolvimento da Amazon", disse a porta-voz. Segundo ela, a empresa caminha para ser uma companhia de serviços na área de tecnologia e não apenas uma loja virtual.
Fonte:
Estadão.com
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386022/visualizar/
Comentários