Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Abril de 2004 às 10:02
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Rondonópolis, MT – O Poder Executivo será transferido provisoriamente, a partir desta terça-feira (13.04) até sábado (17), para as dependências do Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis (214 quilômetros ao sul de Cuiabá), onde será realizada a 3ª edição da Agrishow Cerrado, maior feira de dinâmica de máquinas do Centro-Oeste.

Neste período, o governador Blairo Maggi e o primeiro escalão do Governo concederão audiências a empresários e investidores, mostrando-os as potencialidades e vantagens de investimentos em linhas de montagem na indústria do agronegócio em Mato Grosso, assegurando a geração de emprego e renda, além de promover inclusão social e o regate da cidadania aos mato-grossenses.

Vitrine do agronegócio, a expectativa e os indicadores são os melhores possíveis. Os organizadores apostam no sucesso do evento que prevê atrair entre 30 a 35 mil pessoas; 250 expositores; e gerar negócios da acima bem acima da média de 2003, que foi da ordem R$ 650 milhões, ante R$ 480 milhões na edição de 2002.

Em 2003, primeiro ano de mandato, o governador lançou no evento a política desenvolvimentista industrial de Mato Grosso, a qual concede incentivos às indústrias que se instalarem no Estado.

Pelo terceiro ano consecutivo a Agrishow Cerrado ocorre em Rondonópolis. Pelo contrato com as indústrias de máquinas, serão realizadas 10 edições do evento na cidade. Com uma localização estratégica, o município está localizado no entroncamento das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

GOVERNO - A presença do Executivo estadual em cidades do interior e em eventos de sucesso, além de permitir que o governador Blairo Maggi conheça os problemas da região e setores da economia ou sociedade, é também a oportunidade para que o Governo se aproxime da cada vez mais dos cidadãos.

Maggi iniciou tal experiência municipalista nos dias 12 e 13 de junho de 2003, em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá); dia 7 de agosto, em Juína (532 km a noroeste da Capital); em 12 de setembro, em Barra do Garças (580 km a leste de Cuiabá), dia 19 de setembro, em São José dos Quatro Marcos (315 km a sudoeste); a quinta no mesmo dia, em Cáceres (214 km a oeste), a sexta em 24 de outubro no Parque Nacional do Xingu; e a sétima no Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec), dia março 11, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

INFRA-ESTRUTURA - A feira será realizada em uma área de 120 hectares, com banheiros, rede elétrica e hidráulica, auditórios, praça de alimentação, além de uma área verde para os plot`s das empresas de insumos. Anexo ao parque estão 120 hectares de lavouras da dinâmica de máquinas e equipamentos dividido em quadras e todas com arruamento gramado.

O sucesso da feira nas edições anteriores irá se repetir com o chamariz cada vez maior de empresas de máquinas e implementos agrícolas, semente, corretivos, fertilizantes, defensivos, silos e armazenagens, veículos utilitários, softwares e hardwares, peças, autopeças e pneus, ferramentas, bombas e motores. Como lugar ideal para lançamentos, no celeiro do País, a vitrine do agrobusiness atrai também empresas de perfurações de poços artesianos, equipamentos de segurança, telas e arames, sistemas de informação, centros de pesquisas, fenação e pastagem, universidades e órgãos governamentais.

A dinâmica de máquinas ocorre numa área onde há cultivares das principais lavouras do Cerrado. No local, serão demonstradas e testadas o desempenho das máquinas in loco e em condições reais de campo. Estão previstas 1,8 mil apresentações feitas por 60 fabricantes em três dias. Os produtores interessados receberão informações sobre os produtos de 16 empresas.

Os visitantes ao chegaram na feira para a exibição da dinâmica de máquinas serão conduzidos por trenzinhos rebocados por trator à área destinada de plot’s. De lá, seguirão para o campo onde servido café da manhã (com produtos à base de soja), e na seqüência seguirão passando pelos diversos módulos de visitação, informa a organização do evento. Sem deixar o assento ouvirão de representantes da indústria detalhes sobre o produto, sua eficiência, aplicação e utilidade.

Haverá módulos para exibição de plantio, preparo do solo, aplicação de fertilizantes, colheita, agricultura de precisão e corte de pastagens em culturas como soja, algodão, feijão, milho e forragens.

O evento, que o apoio do Governo do Estado, é realizado pela Fundação Mato Grosso e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), Associação Nacional para a Difusão de Adubos-Anda, Associação Brasileira de Agribusiness-Abag, Sociedade Rural Brasileira-SRB, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Rondonópolis e Facual (Fundo de Apoio à Cultura do Algodão).




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386258/visualizar/