Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 11 de Abril de 2004 às 12:35
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


O Programa de Apoio e Fomento ao Controle de Qualidade de Água para Consumo Humano também será levado, integralmente, às aldeias indígenas. Segundo o bioquímico Cícero José da Silva, o trabalho nas aldeias é feito em etapas que incluem levantamento do tipo de manancial, sistema de abastecimento, orientações sanitárias e controle de qualidade. Em Cuiabá, o laboratório faz as análises físico-químicas e bacteriológica. A estrutura permite determinar as substâncias químicas nocivas à saúde.

As ações da Funasa ocorrem, principalmente, nos municípios com até 30 milhões de habitantes. O órgão financia implantação de adutoras e estação de tratamento e dá apoio técnico aos municípios no gerenciamento dos serviços.

Segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 77,8% dos domicílios têm rede de distribuição de água, 15,6% utilizam poços ou nascentes e 6,6% outras formas de abastecimento.

O bioquímico Cícero José da Silva ressalta que a Funasa faz um trabalho preventivo e não punitivo. Conforme ele, a atividade tem o objetivo cumprir a portaria n.º 1.469/00, do Ministério de Saúde. Ela estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo, padrão de potabilidade, dentre outros.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386426/visualizar/